Polícia

Saiba quantos estabelecimentos foram roubados em Salvador neste ano

Montagem BNews
O número de estabelecimentos roubados na capital chama atenção e preocupa moradores  |   Bnews - Divulgação Montagem BNews

Publicado em 03/06/2022, às 09h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os estabelecimentos comerciais podem ter virado o alvo predileto de assaltantes em Salvador. No dia 30 de abril deste ano, por exemplo, três restaurantes localizados em uma mesma rua do bairro da Pituba sofreram um arrastão. Naquele mês, em toda cidade, outros 185 comércios foram assaltados.

Mas abril não foi o mês com o maior número de crimes dessa natureza na capital baiana. Em janeiro, foram 196. Somando os quatro primeiros meses deste ano, 744 estabelecimentos comerciais foram roubados. Os dados correspondem a 1º de janeiro a 30 de abril e foram fornecidos pela Polícia Civil da Bahia, via Lei de Acesso à Informação (LAI).

A reportagem solicitou também os números do mesmo período de 2021, além dos bairros onde aconteceram os crimes. O pedido, no entanto, não foi atendido.

Número de estabelecimentos comerciais assaltados

  1. Janeiro 196
  2. Março 195
  3. Abril 185
  4. Fevereiro 168
pc
Polícia Civil e Militar fizeram operações para combater esses crimes (Foto: Divulgação/PC)

A onda de violência que se instalou na cidade nos últimos meses têm assustado os moradores. E não são só os civis que sofrem com a criminalidade. A morte de três policiais militares acendeu um alerta de que algo estava mesmo fora dos trilhos.

Operação

Durante um evento internacional, realizado em maio, o secretário estadual de Segurança Pública do Estado da Bahia, Ricardo Mandarino, comentou sobre os episódios de assaltos aos estabelecimentos comerciais, e garantiu que se reuniu com os empresários da capital baiana para traçar estratégias de combate a esse tipo de crime.

Leia também:

“Eu tive uma reunião com os donos dos restaurantes. Estamos trabalhando  com forças-tarefa com os segmentos da sociedade que se sentem ameaçados. Junto à iniciativa privada a gente vai estabelecendo regras, métodos, tarefas e estratégias de combate à criminalidade", disse.

O secretário também tentou explicar o aumento dos roubos, que, segundo ele, é resultado de ações policiais que têm desarticulado quadrilhas responsáveis pelo tráfico de drogas. “Mas esses assaltos aos restaurantes resultam de que? A galera jovem, que vive do comércio de drogas, começa a não ter dinheiro para pagar os traficantes, aí eles vão assaltar restaurantes para pegar celulares para vender. É um ciclo vicioso”, completou.

No mesmo evento, Mandarino comentou sobre a possível liberação do uso controlado da maconha. Trechos da sua fala foram editados e compartilhados na internet.

mandarino
Secretário disse que esteve com a iniciativa privada após onda de assaltos (Foto: Joilson Cezar/BNews)

Para apertar o cerco contra assaltantes de estabelecimentos comerciais, a Polícia Militar diz ter colocado nas ruas a Operação Acauã, que teve início no dia 17 de maio. Até o dia 31 do mesmo mês, de acordo com assessoria de comunicação do órgão, quatro pessoas foram presas em flagrante, três adolescentes foram detidos e quatro armas de fogo apreendidas.

Já a Polícia Civil, montou, no final de abril, a operação Noite Segura para identificar e prender envolvidos com furtos e roubos de bares e restaurantes. À época, policiais civis realizaram abordagens em bairros de classe média e alta da cidade, como Pituba, Costa Azul, Itaigara e Rio Vermelho.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp