Polícia

Saiba quantos suspeitos já foram localizados após morte de policial federal em Valéria

Alberto Maraux/SSP
Desde sexta-feira (15), forças policiais atuam para localizar suspeitos de matar policial federal  |   Bnews - Divulgação Alberto Maraux/SSP
Sanny Santana

por Sanny Santana

[email protected]

Publicado em 17/09/2023, às 17h04 - Atualizado às 18h04


FacebookTwitterWhatsApp

As forças de segurança estadual e federal continuam no encalço dos suspeitos, integrantes de uma facção criminosa, que atiraram contra os policiais durante a Operação Fauda, ocorrida no bairro de Valéria, em Salvador, na sexta-feira (15). 

O confronto ocorrido durante a megaoperação, entre a madrugada e a manhã de sexta-feira (15), resultou na morte de um policial federal e no ferimento de outros dois policiais - outro federal e um civil. No mesmo momento, dois suspeitos de atacarem a polícia foram baleados e não resistiram. Cerca de 40 homens armados foram vistos durante o ataque aos agentes. 

A partir de então, os policiais iniciaram uma verdadeira 'caçada' em busca do grupo criminoso que matou o agente federal. A nova operação aconteceu na região de Valéria e pelo Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Não demorou para que mais dois homens fossem mortos durante um confronto ocorrido pelo matagal da região de Valéria e da Estrada do Derba. Um dos mortos foi identificado como Uélisson Neves Brito, conhecido como 'Cara Fina'. Ele era considerado um dos responsáveis pelo tráfico de drogas na região e integrava o Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).

No sábado (16), a polícia chegou com ainda mais força. Um verdadeiro "Batalhão de Elite" da Polícia Federal desembarcou em Salvador com 15 agentes para reforçar as operações contra o crime organizado na capital baiana. Os agentes fazem parte da equipe do Comando de Operações Táticas (COT) de Brasília. 

Durante a intensa operação por Valéria e pelo Subúrbio, um quinto suspeito morto: Vitor Eduardo Santos Dantas, que foi baleado em confronto com policiais militares do Batalhão Patamo. A troca de tiros ocorreu em Periperi, no Subúrbio.

Ele era suspeito de integrar a facção criminosa que atirou contra os policiais na manhã de sexta (15), e estava utilizando tornozeleira eletrônica, após ter sido preso em junho de 2023 por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Na troca de tiros contra ele, uma submetralhadora foi apreendida.

Ainda no sábado (16), mais um suspeito foi localizado. Apontado como "puxador do bonde" de uma facção, o homem é um homicida foragido da Justiça, encontrado no Residencial Parque das Bromélias.

O homem possuía mandado de prisão e estava em Valéria durante o confronto que culminou na morte do PF. Ele foi o sexto localizado durante as ações integradas. 

Nesse momento, já tinham sido apreendidos, em todas as ações, dois fuzis, uma submetralhadora, duas pistolas, carregadores, munições e rádios comunicadores.

Neste domingo (17), as ações permaneceram pelas ruas de Salvador, e dois homens apontados como suspeitos da participação no confronto em Valéria foram mortos em confronto no bairro de Periperi, mais precisamente no Conjunto Paraguai II. Uma carabina calibre 9mm e um fuzil calibre 5,56 foram achados com os traficantes.

No total, nas últimas 48h, ações da PM, PC e PF localizaram oito criminosos que participaram do confronto em Valéria. Sete acabaram atingidos e não resistiram. Um que possuía mandado de prisão foi capturado.

Até o momento, as forças estaduais e federais apreenderam com os integrantes da facção três fuzis, uma carabina, uma submetralhadora, duas pistolas, carregadores e munições.

As ações policiais continuam acontecendo. Aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER) e do Comando Operacional da Polícia Federal (CAOP) dão apoio às equipes terrestres que realizam varreduras no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Áreas urbana e rural são mapeadas por unidades das Polícias Militar, Civil e Federal. 

Além disso, as forças estaduais e federal estão mapeando possíveis endereços de integrantes de facção que confrontaram os policiais

De forma sigilosa, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP), a população pode repassar informações com total sigilo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp