Polícia

Saiba como foi o primeiro dia após morte de policial em operação no bairro Valéria; veja fotos

Joilson Cesar / BNews
Bnews - Divulgação Joilson Cesar / BNews

Publicado em 16/09/2023, às 19h00 - Atualizado às 22h10   Com informações do repórter Pietro Baddini


FacebookTwitterWhatsApp

Um dia após a morte do policial federal Lucas Monteiro Caribé durante a Operação Fauda, no bairro de Valéria, em Salvador, o policiamento seguiu reforçado na região, na manhã deste sábado (16). Uma equipe do BNews esteve no local e encontrou o comércio aberto, moradores circulando pela rua. Na Estrada do Derba, várias viaturas estavam posicionadas. À reportagem, alguns populares relataram que a rotina não mudou.

Durante a operação que começou na madrugada de sexta-feira (15), outros dois policiais foram baleados. O também policial federal, Hosannah Caria Carneiro, já recebeu alta. Já o inspetor da Polícia Civil, Vockton Carvalho, atingido no olho, foi submetido a uma cirurgia. Segundo apurado pelo BNews, o policial corre risco de perder a visão do olho atingido por estilhaços de um disparo feito por suspeitos.

Ainda durante a ação, cinco suspeitos que entraram em confronto com a polícia morreram. Neste sábado, a polícia prendeu um suspeito apontado como "puxador do bonde", integrante de uma facção que atua no bairro de Valéria. O homem, que estava um foragido e é acusado de homicídio, foi preso no Residencial Parque das Bromélias, em São Cristovão, Salvador.

Foto: Joilson Cesar / BNews

>> Veja mais imagens do bairro feitas nesta manhã de sábado (16)

Preso em junho de 2023 pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo e colocado em liberdade provisória, Vitor Eduardo Santos Dantas foi o quinto criminoso localizado por forças estadual e federal. Ele e comparsas que integram uma facção entraram em confronto com policiais no bairro de Valéria.

Também entre os criminosos estava Uélisson Neves Brito, o Cara Fina. Ele era considerado um dos responsáveis pelo tráfico de drogas na região e integrava o Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).

Foto: Joilson Cesar / BNews

Dois fuzis, uma submetralhadora, duas pistolas, carregadores, munições e rádios comunicadores foram apreendidos até a manhã deste sábado (16) com o grupo. Informações sobre outros integrantes da facção podem ser enviadas, com total sigilo, através do telefone 181 (Disque Denúncia da SSP). 

SSP-BA e PF traçam plano

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e a Polícia Federal se reuniram para traçar planos para encontrarem os criminosos que atiraram nos policiais. A reunião aconteceu na manhã deste sábado (16), no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP, situado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Além do foco na localização dos criminosos, as forças de segurança debateram planos para ampliar os esforços no combate ao crime organizado.

"Não descansaremos até encontrarmos todos os envolvidos no confronto em Valéria. Não sairemos do terreno. Todos os recursos estaduais e federais estão disponíveis. Nosso trabalho integrado será incessante contra todas as facções criminosas. A nossa população também pode nos ajudar nessa missão. Basta utilizar o Disque Denúncia, canal 181. O sigilo é total", disse o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner.

Despedida

O velório e a cerimônia de cremação do policial federal, Lucas Caribé, morto em operação no bairro de Valéria, em Salvador, aconteceu na tarde desta sexta-feira (15), no cemitério Bosque da Paz, no bairro de Nova Brasília. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp