Polícia

Operação Noise: Saiba quem é o alvo da polícia na Câmara de Vereadores de Salvador

BNews
Os agentes estiveram na Rua Ruy Barbosa, no Edifício Bahia Center, onde estão instalados a maioria dos gabinetes  |   Bnews - Divulgação BNews
Adelia Felix

por Adelia Felix

[email protected]

Publicado em 17/10/2023, às 11h13 - Atualizado às 14h00


FacebookTwitterWhatsApp

O cumprimento de mandados da Operação Noise, deflagrada pela Polícia Civil com o apoio de policiais federais, na capital baiana, também aconteceu na Câmara de Vereadores de Salvador. Os agentes estiveram na Rua Ruy Barbosa, no Edifício Bahia Center, onde estão instalados a maioria dos gabinetes. 

Informações obtidas pelo BNews apontam que o alvo é uma assessora lotada no gabinete do vereador Marcelo Maia (PMN). Fabiana Dias teria um relacionamento com um dos líderes da facção Bonde do Maluco (BDM), Carlos Ricardo Sampaio Rosário, o ‘Ricardo Cabeção’, investigado por homicídio qualificado e tráfico de drogas. Eles foram presos nesta manhã, no bairro de Itapuã, momentos antes das buscas e apreensões no gabinete do vereador.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

Após esta publicação, à reportagem, a diretoria de comunicação da Câmara Municipal de Salvador confirmou a ação policial na Casa Legislativa, e que o alvo é uma assessora do vereador Marcelo Maia. “A Mesa Diretora da Casa informa que garantiu acesso a todas as dependências do Legislativo e colaborou para que o trabalho da polícia pudesse ser realizado sem intercorrências”, diz trecho da nota.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a assessora é acusada de integrar o grupo criminoso e de envolvimento com o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A SSP reforçou também que ela foi um dos alvos presos, além disso, um mandado de busca e apreensão foi cumprido no gabinete do parlamentar, na Câmara de Vereadores. 

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

O criminoso entrou para o Baralho do Crime no lugar do assaltante Jorge dos Santos Santiago, o ‘Laranjinha’, como Três de Espadas. Há anos, ‘Ricardo Cabeção’ é aliado de Leandro das Neves de Jesus, o ‘Léo Preto’, também alvo da polícia.

As principais áreas de atuação da dupla são Engenho Velho de Brotas, Brotas, Federação e Avenida Vasco da Gama. ‘Ricardo Cabeção’ é responsável pelo gerenciamento e contabilidade do tráfico, enquanto ‘Léo Preto’ seria o químico das drogas. Juntos, alimentam bocas de fumo de diversos bairros da capital baiana. Ambos já têm diversas passagens policiais.

Nesta manhã, durante a ação policial, sete acusados de liderar um grupo criminoso e ordenar ataques a rivais, além de envolvimento com o tráfico de drogas e de armas, foram presos em Salvador. Um deles foi identificado como Janderson Costa. As prisões ocorreram nos bairros bairros de Engenho Velho de Brotas, Imbuí, Costa Azul, Tororó, Avenida Antônio Carlos Magalhães e Piatã. 

Todos os presos foram levados para a sede da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), na capital baiana. Eles chegaram acompanhados do mesmo advogado.

Segundo a diretora do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), delegada Márcia Pereira, “a desertificação desse grupo, com a retirada dos líderes do convívio social, representa o enfraquecimento do tráfico de drogas e mortes violentas”.

Também participaram da ação, policiais dos Departamentos de Inteligência Policial (DIP), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Especializado de Investigações Criminais (Deic), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), além das Coordenações de Operações de Polícia Judiciária (COPJ) e de Operações e Recursos Especiais (Core), com o Canil da especializada, além das equipes da Polícia Federal, do Comando de Operações Táticas (COT) e Grupo de Pronta Intervenção (GPI), por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco). 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp