Polícia

Saiba quem são os detentos fugitivos mortos em confronto e quem ainda segue foragido

Divulgação/SEAP
Suspeitos faziam parte do grupo de sete fugitivos do Complexo Penitenciário da Mata Escura  |   Bnews - Divulgação Divulgação/SEAP
Sanny Santana

por Sanny Santana

[email protected]

Publicado em 09/01/2024, às 13h04


FacebookTwitterWhatsApp

Os três detentos fugitivos do Complexo da Mata Escura, em Salvador, que acabaram morrendo em uma troca de tiros, faziam parte do grupo de sete presidiários que escaparam da prisão no dia 23 de outubro do ano passado. O trio foi encontrado na madrugada desta terça-feira (9), no distrito de Juremal, cidade de Juazeiro, onde ocorreu o confronto que culminou na morte deles.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Os homens foram identificados como Flavio Bastos Carneiro, também conhecido como 'Fal' ou 'Batata'; Jefferson Silva de Carvalho; e Ikaro da Costa Santos, apelidado de 'Cabeça' e apontado como uma das lideranças do grupo. Conforme informações iniciais, eles e os outros quatro que escaparam da prisão faziam parte da facção Bonde do Maluco (BDM).

O trio encontrado planejava ataque a bandos na cidade de Paulo Afonso e, conforme investigações, pretenciam atacar carros-forte na região da divisa da Bahia com os estados de Pernambuco e Sergipe.

Com eles foram apreendidos um fuzil calibre 7,62, explosivos, uma submetralhadora calibre 40, um revólver calibre 38, carregadores e munições.

Além desses três dententos, outros quatro homens fugiram. São eles:

  • Virgínio de Alcântara Filho
  • Elivelton de Jesus Santos
  • Jeferson Silva Souza
  • Fábio Souza dos Santos.

Destes, no entanto, restam apenas três, já que Elivelton morreu dois dias depois de escapar da prisão ao trocar tiros com policiais militares no distrito de Lamarão, em São Sebastião do Passé.

No histórico de crimes do homem está a participação na morte da esposa de um soldado da corporação, em Vila de Abrantes, durante um assalto. O caso ocorreu no ano de 2017.

Jefferson Silva Souza, de 28 anos, é outro integrante do grupo fugitivo que foi morto. Ele foi baleado durante uma ação policial ocorrida na cidade de Candeias, no dia 23 de outubro. Durante a ação que culminou em sua morte, outros quatro suspeitos foram presos e um bunker foi desarticulado.

Ainda restam outros dois, entre eles Fábio Souza dos Santos, conhecido como 'Geleia', um dos principais líderes da facção na localidade de Vila de Abrantes, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Ele foi preso no Paraguai, em 2018, e é acusado, entre vários crimes, de matar o investigador Luiz Alberto dos Santos, que trabalhava na Delegacia de Abrantes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp