Polícia

Vídeo: Comerciante tem moto apreendida e denuncia perseguição de Guarda Municipal no interior do estado

Divulgação/Ascom-PMV
Após a denúncia da comerciante, Guarda Municipal se posicionou sobre o caso ao BNews  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Ascom-PMV
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 12/12/2023, às 17h31


FacebookTwitterWhatsApp

No município baiano de Valença, localizado no baixo sul do estado, uma comerciante teve sua moto apreendida pela Guarda Municipal. Contudo, o veículo estava parado e não levantava suspeitas para possíveis irregularidades, para estranheza dos feirantes da região.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Em vídeo, postado nas redes sociais, a comerciante denuncia uma possível arbitrariedade por parte dos agentes da Guarda Municipal, que recolheram a moto. De prenome Edna, ela afirma que fez uma denúncia anteriormente sobre os constantes assaltos na feira de Valença.

Após isso, a feirante acredita que essa ação da Guarda seria uma retaliação por parte da instituição. O vídeo mostra o Inspetor da equipe, Robson Sousa, e demais homens da corporação fazendo a apreensão da moto de Edna. Ela contesta o recolhimento do seu bem material.

Confira:

Guarda se posiciona após denúncia

Em contato com o BNews, o Inspetor da Guarda Municipal de Valença, Robson Sousa, explicou a apreensão da moto. Ele informou que a equipe estava realizando uma operação na região da feira, quando os trabalhos foram atrapalhados pela comerciante, desafiando a corporação.

Ainda de acordo com o Inspetor, a moto da feirante possui diversas irregularidades. Dentre elas: lacre rompido, retrovisor quebrado e pendências na documentação do veículo. Também foi encaminhada uma nota sobre a denúncia.

Veja:

"A Guarda Civil Municipal de Valença, vem a público esclarecer os fatos vinculados nas redes sociais, visando tão somente atingir o Diretor interino e por consequência a instituição. O fato é que a senhora que postou os vídeos vem atacando a Guarda Civil Municipal de Valença a algum tempo publicando vídeos até fora dos horários de funcionamento da Base II da feira, que só funciona a partir das 18:00, a referida senhora ao perceber a presença da Guarda na feira livre, saiu de sua barraca que fica em via pública (Fora da Feira Livre), pra se envolver em ações de cunho administrativo, foi advertida pelo diretor que não se intrometesse nas atividades, de forma a garantir o sucesso da ação de averiguação, a mesma senhora ainda informou da moto que teria comprado de leilão e desafiou as autoridades constituídas, dizendo saber que alguém falou sobre isso, de posse dessa informação e com base na Lei Federal 13.022 que autoriza aos Guardas Municipais fiscalizar o trânsito e exercer outras funções, referendada na Sessão Virtual de 23.6.2023 a 30.6.2023 do STF, fez a verificação da Moto Yamaha placa identificada na ocorrência, proprietário identificado em ocorrência, com “lacre violado”, e após condução do veículo a Delegacia de polícia, com “documentação atrasada desde o ano de 2013”, “retrovisor quebrado” e “ignição danificada”, foi feito avaliação pelo profissional da Polícia Técnica e logo depois encaminhada ao pátio do DETRAN. A Guarda Municipal de Valença, repudia qualquer ato de abuso de ambas as partes, zelando pela legalidade, moralidade e imparcialidade, visando sempre a promoção do bem comum, não cabendo benefício de ilícitos de qualquer natureza, no tempo em que nos colocamos à disposição pra quaisquer esclarecimento".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp