Polícia

VÍDEO: integrantes do 'Muquiranas' são flagrados invadindo bar LGBTQIAPN+

Reprodução/Instagram
Dois 'muquiranas' forçam uma porta de vidro do bar que fica no Centro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram

Publicado em 24/02/2023, às 08h25   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Integrantes do "Muquiranas" foram vistos atacando uma foliona com armas de jato d’água e empurrões na última terça-feira (21), no Circuito Osmar, no Campo Grande. No mesmo dia, a poucos metros dali, na Avenida Carlos Gomes, outros travestidos do bloco foram filmados invadindo um bar LGBTQIAPN+.

Em imagens de uma câmera de segurança, publicadas pelo site Dois Terços, é possível ver que dois homens forçam a porta de vidro do Cármen Lounge Bar, enquanto um funcionário tenta impedi-los. A pessoa não consegue contê-los e os integrantes do bloco entram no espaço. O dono do estabelecimento precisa interromper o atendimento para ajudar a colocá-los para fora.

A conduta dos integrantes do bloco, que tem mais de 50 anos de tradição, é debatida todos os anos após recorrentes episódios de assédio e depredação do patrimônio público durante a folia.

Revolta

Após imagens das agressões da foliona no Campo Grande vir à tona, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) entrou com pedido à Polícia Civil para investigar os homens que foram filmados. De acordo com o órgão, também foi instaurado um procedimento próprio para apurar os fatos.

Já o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, emitiu uma nota repudiando as ações dos travestidos.

“Fatos como este são lamentáveis e não podem passar despercebidos, muito menos serem considerados como brincadeiras, pois representam clara expressão de violência de gênero”, diz trecho do comunicado.

Por meio de uma carta aberta publicada no Instagram, o bloco afirmou que “é contra qualquer tipo de violência, preconceito e assédio”. Disse ainda que lamentava qualquer tipo de atitude que evidencie essas práticas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp