Política

PCdoB se posiciona contra extinção do TCM

Publicado em 28/11/2015, às 10h06   Juliana Nobre (@julianafrnobre)



As opiniões sobre a possível extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ainda são diversas. Mas, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) já se posicionou contrário à extinção do órgão. Na próxima segunda-feira (30), a direção estadual do partido se reúne para fechar a questão. De acordo com o presidente da sigla na Bahia, deputado federal Daniel Almeida, a bancada de parlamentares tem opinião majoritária sobre a situação: “fechar o TCM vai na contramão da eficiência das contas públicas”.

Em conversa com o Bocão News, nesta sexta-feira (27), Almeida afirma que o partido se baseia em uma análise técnica para não extinguir o órgão. “Considerando que é muito importante ter um controle das contas públicas e que cada vez mais precisamos de eficiência, fechar o TCM vai na contramão disso tudo. É o órgão com mais eficiência no controle das contas, com maior estrutura e a falta desse controle causa grandes problemas para a sociedade, como desvio de verbas e ineficiência dos gastos”, aponta.

O parlamentar preferiu não opinar sobre as motivações do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia e dos deputados que constituíram uma comissão para debater a extinção do TCM. “Não quero entrar no mérito dessa questão. O que acredito é que temos que reforçar essa estrutura técnica que é o TCM”, reafirma.

A comissão na Alba teve a primeira reunião no início desse mês e prometeu visitar órgãos semelhantes nos estados de Minas Gerais e Amazonas. Até o momento, ainda não há um plano de trabalho.

Matérias relacionadas:

Extinção do TCM é um desserviço aos municípios baianos, diz Luciano Simões

Para sustentar tese de extinção do TCM, ALBA escolhe pior exemplo

Extinção do TCM: deputados cobram debate; Nilo contesta

P
ublicada originalmente às 17h do dia 27 de novembro

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp