Política

2 de Julho: Lula bloqueia agenda e já sabe quando virá a Salvador; saiba detalhes

Ricardo Stuckert
Presidente Lula virá às comemorações pelo bicentenário da Independência do Brasil na Bahia  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert
Lula Bonfim

por Lula Bonfim

[email protected]

Publicado em 26/06/2023, às 15h02


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já tem agenda bloqueada para a tarde do próximo domingo (2). O petista virá a Salvador para participar da parte solene, no bairro do Campo Grande, das comemorações pelo bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.


Lula não deve integrar o tradicional cortejo da Independência, que deixa o Largo da Lapinha e atravessa o Centro Histórico até chegar aos pés do Caboclo, na Praça 2 de Julho. Entretanto, o presidente está confirmado na solenidade do Segundo Distrito Naval, no Campo Grande.

Não será a primeira vez que Lula comparece ao 2 de Julho. Em 2022, durante a preparação para a campanha eleitoral, o então pré-candidato à presidência participou do cortejo da Independência, em meio a uma multidão, ao lado do então pré-candidato ao governo Jerônimo Rodrigues (PT).


A vinda do presidente da República era esperada pelas lideranças políticas do estado. Quando esteve em Salvador durante o feriadão de Corpus Christi, Lula recebeu a visita do agora governador Jerônimo, que o convidou para as comemorações da Independência do Brasil na Bahia.


O governo do estado tem realizado um esforço para o reconhecimento do 2 de Julho como a verdadeira data da independência do Brasil, quando o povo brasileiro conseguiu definitivamente expulsar os dominadores portugueses do território nacional. Na avaliação dos petistas baianos, a presença de Lula nas comemorações funciona para dar mais visibilidade à data.


Confirmada a vinda, será a quarta agenda oficial de Lula na Bahia desde que assumiu o mandato. A primeira ocorreu no dia 14 de fevereiro, na ocasião do relançamento do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, em evento realizado no município de Santo Amaro, no Recôncavo.


Depois, o presidente retornou ao estado para o lançamento da Lei Paulo Gustavo, em cerimônia ocorrida na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, no dia 11 de maio.


Por fim, Lula esteve no último dia 6 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do estado, para a abertura da feira do agronegócio Bahia Farm Show, onde se encontrou com Jerônimo e sinalizou que poderia vir para as comemorações do 2 de Julho.


O petista também esteve na Bahia em outros dois momentos, sem agenda oficial: nos feriados prolongados de Carnaval e de Corpus Christi, quando curtiu folga na Base Naval de Aratu, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp