Política

Articulação de Jerônimo dificilmente irá para a Casa Civil; saiba o motivo

Divulgação/Adriel Francisco
Casa Civil do Governo Jerônimo Rodrigues vem sendo alvo de especulações  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Adriel Francisco
Henrique Brinco

por Henrique Brinco

[email protected]

Publicado em 26/06/2023, às 14h41


FacebookTwitterWhatsApp

A Casa Civil do governo Jerônimo Rodrigues (PT) começou a ser alvo de especulações desde a semana passada, com a pressão para que Afonso Florence (PT) seja retirado do cargo para a entrada de Marcus Cavalcanti - um nome ligado ao ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).

 Nos bastidores, vem sendo espalhada uma narrativa de que Florence supostamente teria interesse na articulação política da gestão estadual. Fontes ouvidas pelo BNews na Governadoria, contudo, avaliam que a possibilidade é completamente remota.

Hoje, a articulação política de Jerônimo está toda nas mãos de Luiz Caetano, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin). Os dois principais instrumentos de articulação, que são as emendas dos deputados e a aprovação de cargos, estão em estruturas próprias da Serin. Em resumo, é a Serin que decide e é quem faz a ponte de toda a política com o gabinete do governador.

"Nenhuma chance de a articulação ir para a Casa civil. Não tem porque ter qualquer insatisfação de Afonso quanto a isso, porque desde o início do governo já estava decidido que seria assim, pois o próprio Jeronimo fez esse desenho", relata uma fonte da gestão estadual.

Em entrevista à Rádio Excelsior neste final de semana, Jerônimo classificou como "perversidade" os rumores sobre uma eventual troca na Casa Civil. "Afonso é muito competente, ele estuda os temas todos. Não entendi o porquê, é alguma perversidade", reagiu o chefe do Palácio de Ondina.

"Afonso é de extrema confiança, estou respondendo por educação e delicadeza e reafirmando minha confiança no meu secretário professor Afonso Florence", emendou Jerônimo.

Vale lembrar que a relação entre Jerônimo e Afonso é antiga.  Florence, que atualmente exerce o mandato de deputado federal, foi Ministro do Desenvolvimento Agrário do Brasil entre os anos de 2011 e 2012, no Governo Dilma Rousseff. Foi nessa época que ele indicou Jerônimo para ser seu braço-direito. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp