Política

Lei sancionada por Bolsonaro permite internação de dependente químico sem consentimento

Marcelo Camargo/Agência Brasil
A lei diz que ela se dará a pedido de familiar ou do responsável legal  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 06/06/2019, às 11h16   Redação BNews



O presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei que prevê e facilita a internação sem consentimento de usuários de droga. As informações são do jornal Estado de S.Paulo.

A lei diz que ela se dará a pedido de familiar ou do responsável legal ou, na absoluta falta deste, de servidor público da área de saúde, da assistência social ou dos órgãos públicos integrantes do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad), com exceção de servidores da área de segurança pública.

Segundo a reportagem, a internação involuntária só deverá ocorrer após a formalização da decisão por médico responsável, será indicada depois da avaliação sobre o tipo de droga utilizada, o padrão de uso e na hipótese comprovada da impossibilidade de utilização de outras alternativas terapêuticas previstas na rede de atenção à saúde.

A internação perdurará apenas pelo tempo necessário à desintoxicação, no prazo máximo de 90 dias, tendo seu término determinado pelo médico responsável. No entanto, a nova lei permite à família ou ao representante legal, a qualquer tempo, requerer ao médico a interrupção do tratamento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp