Política

Juiz que ordenou mandado contra Serra diz que busca visava objetos suspeitos de doação eleitoral em 2014

Arquivo/Agência Brasil
Serra foi denunciado pelo Ministério Público e investigado pela Polícia Federal por susposto crime de "Caixa 2"  |   Bnews - Divulgação Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 28/07/2020, às 07h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Marco Antonio Martins Vargas, responsável por determinar busca e apreensão no gabinete do senador José Serra (PSDB), diz que a ação tinha como objetivo investigar possíveis objetos provenientes de doações eleitorais não contabilizadas, em 2014.

Ao Supremo Tribunal Federal, o magistrado afirmou nesta segunda-feira (27) que a sua decisão foi baseada no "aprofundamento da investigação", após a própria corte enviar o processo para a 1ª Zona Eleitoral de São Paulo prosseguir com as investigações. 

De acordo com o juiz, ficou deliberado que a polícia indicasse a pertinência de cada objeto do gabinete, para possível conexão com a prática de crime eleitoral.

“A decretação da medida foi precedida de exame de competência realizada pela Suprema Corte ao determinar o afastamento de prerrogativa de foro de função. Logo, a competência foi reconhecida pelo STF”, justificou.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Tóffoli, determinou na última terça-feira (21) a suspensão das buscas no gabinete do ex-ministro José Serra, com o argumento de que o cumprimento do mandado de busca e apreensão, emitido pela Justiça Eleitoral, poderia apreender documentos relacionados à sua atividade legislativa, o que fugiria da competência do Tribunal.

Serra foi denunciado pelo Ministério Público e investigado pela Polícia Federal por susposto crime de "Caixa 2", que teria sido cometido em 2014, quando concorria ao Senado. 

Em nota, o tucano se defendeu e classificou a operação contra ele de abusiva e dotada de "espetacularização". A assessoria acrescenteu ainda que o senador mantém a "confiança no Poder Judiciário" e que aguarda que toda a situação seja esclarecida, "para evitar que prosperem acusações falsas que atinjam sua honra.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp