Política

"Nós temos uma maioria esmagadora na Bahia", afirma Lira sobre eleição para presidência da Câmara

Divulgação
Deputado ressaltou que tem uma boa relação com os parlamentares  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 25/01/2021, às 15h34   Luiz Felipe Fernandez e Marcio Smith


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) afirmou, nesta segunda-feira (25), que conta com a maioria dos votos dos deputados federais baianos para disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. O pepista, que é apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), cumpre agenda com aliados em Salvador e tem como principal adversário Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

"Nós temos uma maioria esmagadora aqui na Bahia, isso é fato. Fruto de uma boa relação pessoal e partidária [...] nós estamos conversando com muita humildade, seriedade e levando nossas propostas numa mudança no cenário da Câmara nos próximos dois anos", declarou o pepista. Lira destacou que possui muitos amigos baianos por conta de sua experiência como deputado.

Mesmo com o partido apoiando oficialmente Baleia Rossi, o parlamentar cravou que conta com a maioria dos votos de parlamentares do DEM e ressaltou que possui uma ótima relação com o presidente nacional do Democratas e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. 

"Eu sempre tive um excelente relacionamento com Neto, fomos líderes junto. Quando ele veio para ser prefeito, nós nos distanciamos um pouco [...] Eu tenho maioria maciça dos votos do DEM na Bahia, e isso é fruto de muita conversa e diálogo", declarou o candidato.

Na Bahia, o pepista cumpre agenda similar a de Rossi tendo encontros marcados com o governador Rui Costa (PT), o prefeito Bruno Reis (DEM) e o presidente nacional do Democratas, ACM Neto. Lira aproveitou para criticar o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), por ser centralizador e destacou que irá devolver o protagonismo aos deputados.

Questionado se pautaria um eventual processo de impeachment contra Bolsonaro, Lira pregou calma e destacou que não é um processo simples, contudo ressaltou que não assumiu nenhum compromisso com o presidente para barrar uma eventual abertura do processo.

"Com relação ao impeachment, o que eu tenho dito é o seguinte 'eu prezo pelo equilíbrio da Câmara [...] Uma ruptura democrática não é fácil, Rodrigo Maia (DEM-RJ) sabe disso, tanto é que ele tem 57 pedidos de impeachment e nunca pautou nenhum [...] Nós não vamos falar nunca em caso de hipótese, nós assumirmos, a gente vê o que vai fazer lá", afirmou o pepista. 

Leia mais:

Prefeito de Salvador espera visita de Arthur Lira na prefeitura; Reis prepara lista de pedidos

Bacelar avalia candidatura de Lira a presidente da Câmara como "mais popular"

Uldurico Júnior não acredita em Lira 'submisso' ao governo: "Nunca foi a postura dele"

João Leão defende nome de Lira para presidência da Câmara, e admite que Rui deve apoiar Baleia Rossi


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp