Política

Senador do PT vê Pacheco com perfil "técnico" e diz que candidato pode pautar impeachment de Bolsonaro

Eliezer Santos/BNews
Paulo Rocha (PA) crê que eleição do democrata encaminhada no Congresso Nacional  |   Bnews - Divulgação Eliezer Santos/BNews

Publicado em 01/02/2021, às 17h46   Eliezer Santos* e Luiz Felipe Fernandez


FacebookTwitterWhatsApp

O senador paraense Paulo Rocha (PT) afirmou nesta segunda-feira (1°) que Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidato à presidência da Casa que conseguiu o apoio da maioria dos partidos, inclusive do PT, tem um perfil "técnico".

Com histórico em cargo do alto escalão da OAB, Pacheco, segundo Paulo Rocha, pode pautar o pedido do impeachment do presidente Jair Bolsonaro, que precisa primeiro passar pela Câmara dos Deputados.

Segundo o petista, isto pode acontecer quando houver todas as "condições técnicas e jurídicas" para dar prosseguimento ao processo.

"Ele tem uma visão jurídica, naturalmente, que criadas as condições técnicas e jurídicas, pod processar o impeachment, que é o que a sociedade reclama. ELe não tem como não dar ese encaminhamento", destaca Rocha.

O parlamentar, contudo, reconhece que Pacheco ainda enxerga poucas evidências acerca das condutas de Bolsonaro que se enquadram, por exemplo, como crimes de responsabilidade.

"Ele acha que juridicamente ainda está pobre de provas [...] seria frágil. Se chegar o processo que tenha provas, ele vai enquadrar, ele é estudioso, ele é um técnico, inclusive, da área constitucional", resumiu.

COMISSÕES

Com a saída de Davi Alcolumbre (DEM-AP) e chegada de um novo senador ao comando da Casa, haverá uma redistribuição das Comissões. Com seis senadores na bancada, o PT vai continuar com a Comissão dos Direitos Humanos e ganhou o comando do Meio Ambiente.

*O editor de política Eliezer Santos está em Brasília para cobrir a eleição na Câmara e Senado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp