Política

Bolsonaro: "Fachin tem uma forte ligação com o PT"

Reprodução/CNN
"Todo mundo foi surpreendido com isso daí", diz presidente  |   Bnews - Divulgação Reprodução/CNN

Publicado em 08/03/2021, às 18h10   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro reagiu contra a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, que anulou as condenações do ex-presidente Lula (PT) julgadas em Curitiba. O chefe máximo do Palácio do Planalto atacou o magistrado, acusando-o de ter ligação com o Partido dos Trabalhadores.

"Qualquer decisão dos 11 ministros, é possível prever o que eles pensam e colocam no papel. O ministro Fachin tem uma forte ligação com o PT. Então, não nos estranha uma decisão nesse sentido. É uma decisão monocrática que vai ter que passar pela  turma ou pelo Plenário para que tenha a devida eficácia. Agora, todo mundo foi surpreendido com isso daí. Afinal de contas, as bandalheiras que esse governo fez estão claras perante toda a sociedade. Você pode até supor a questão do Sítio em Atibaia, do apartamento, mas você tem coisas dentro do BNDES que desvio chegou na casa de meio trilhão de reais, com obras fora do Brasil", criticou, em entrevista à CNN Brasil, no fim da tarde desta segunda-feira (8).

"Os desvios na Petrobras foram enormes. Foram mais de dois bilhões de reais, que foi o que o pessoal na delação premiada devolveu. Foi uma administração realmente catastrófica do PT no governo. Eu acredito que o povo brasileiro não queira sequer ter um candidato como esse em 2022 muito menos pensar na eleição dele. A bolsa já foi lá para baixo e o dólar foi lá pra cima. Todos nós sofremos com uma decisão dessa daí. Espero que a turma do supremo restabeleça os julgados", completou Bolsonaro.

Na avaliação de Fachin, as ações de Lula não poderiam ter corrido em Curitiba, porque os fatos apontados não têm relação direta com o esquema de desvios na Petrobras. "Com as recentes decisões proferidas no âmbito do Supremo Tribunal Federal, não há como sustentar que apenas o caso do ora paciente deva ter a jurisdição prestada pela 13ª Vara Federal de Curitiba. No contexto da macrocorrupção política, tão importante quanto ser imparcial é ser apartidário", escreveu, na decisão.

Leia também:

Fachin anula todas condenações de Lula na Lava Jato

Amigo próximo, Wagner comemora anulação de condenações de Lula: "Extrema felicidade"

"Justiça tá começando a corrigir erros", diz Coronel sobre Fachin anular condenações de Lula

Otto cita "conotação política" de Moro ao defender decisão que anulou condenações de Lula na Lava Jato

Presidente do PT baiano comemora anulação das condenações de Lula e retomada dos direitos políticos

"Minha maior dúvida é se a decisão monocrática foi para absolver Lula ou Moro", diz Arthur Lira

Gleisi Hoffmann avalia que STF reconheceu que Moro nunca poderia ter julgado Lula "com cinco anos de atraso"

PGR vai recorrer contra a decisão de Fachin que anulou processos de Lula

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp