Política

"Reafirmo o sacramento de que o PP terá independência", diz Cacá Leão sobre eventual ida de Bolsonaro para legenda

João Brandão/BNews
A notícia de que o presidente nacional da legenda, o senador Ciro Nogueira, foi confirmado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Casa Civil de seu governo tem gerado expectativa a respeito de eventuais repercussões na política local  |   Bnews - Divulgação João Brandão/BNews

Publicado em 23/07/2021, às 13h24   João Brandão* e Marcos Maia


FacebookTwitterWhatsApp

O líder do PP na Câmara dos Deputados, Cacá Leão (PP), afirmou na manhã desta sexta-feira (23) que o PP nacional não tem interferência alguma nas decisões da política estadual da legenda na Bahia. Atualmente, o partido faz parte da base do governador Rui Costa (PT) ao lado de PSD, PSB e entre outros. 

A notícia de que o presidente nacional da legenda, o senador Ciro Nogueira, foi confirmado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Casa Civil de seu governo tem gerado expectativa a respeito de eventuais repercussões na política local. 

Também nesta manhã, o deputado federal Marcelo Nilo (PSB), por exemplo, disse acreditar que Bolsonaro deve se filiar ao PP, e confabulou sobre eventuais consequências do presidente disputar a reeleição pelo partido.

"Reafirmo o sacramento de que o PP terá independência mesmo que isso venha a acontecer. Acho que isso não está sendo discutido ainda, a filiação do presidente Bolsonaro. Mas o PP da Bahia terá autonomia e independência", garantiu Cacá.

"O PP sempre respeitou os espaços nos Estados. Foi assim em todas as eleições desde que entrei na política, e não será diferente nessa. O que o PP da Bahia vem buscando é a viabilização da candidatura do vice-governador João Leão dentro do seu hall de alianças", continuou.

O parlamentar conta que ainda não conversou com Nogueira sobre o tema, mas avaliou que também não seria necessário.

Em entrevista ao BNews, o parlamentar recordou que em 2018, apesar do PP ter indicado a vice da chapa encabeçada por Geraldo Alckmin (PSDB), o braço da legenda no Estado não sofreu interferências ao decidir apoiar a reeleição de Rui Costa.  

Quanto ao anúncio de que o presidente nacional do PP assumirá a Casa Civil, Cacá avaliou que a notícia  "vem em um momento que o País está precisando". "Competência ele tem de sobra. Articulação política ele sabe fazer como ninguém. Acho que ele vai ajudar bastante o Brasil caso se confirme a sua indicação", elogiou.

O jornal O Globo noticiou nesta sexta que Nogueira embarcará no governo Bolsonaro com as missões imediatas de ajudar a quebrar resistências à indicação do advogado-geral da União, André Mendonça, ao Supremo Tribunal Federal (STF) no Senado, e costurar uma solução para o fundo eleitoral que financiará campanhas de 2022.

O deputado baiano acrescenta que não conversou com Nogueira desde o anuncio e disse que o senador está fora do País. "Ele recebeu "Ele está retornando ao Brasil na segunda-feira para sentar com o presidente e aceitar o convite se for da sua vontade", contou à reportagem.

O ministro da Casa Civil, entre outras atribuições, cuida da articulação política de um governo com o Legislativo.

*O repórter viajou para Itaberaba a convite do Governo do Estado

Notícia Relacionada 

Ida de Ciro Nogueira para Casa Civil não deve interferir em parceria PP-PT na Bahia, avalia Niltinho

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp