Política

Tratamento que Bolsonaro dá a Mourão gera mal-estar com as Forças Armadas, diz coluna

Alessandro Dantas/ Fotos Públicas
A crise entre os dois chegou ao ponto de ebulição nas últimas semanas, após o presidente se sentir traído pelo vice  |   Bnews - Divulgação Alessandro Dantas/ Fotos Públicas

Publicado em 25/08/2021, às 11h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A forma como o presidente Jair Bolsonaro trata o seu vice, Hamilton Mourão, tem incomodado as Forças Armadas. De acordo com informações da coluna da Bela Megale, do O Globo, o que tem causado mais desconforto é a maneira como o chefe do Executivo se refere publicamente e nos bastidores a Mourão, esse episódios são descritos por militares de alta patente como “descortês”.

A relação entre os dois tem causado, portanto, desgaste na imagem do presidente entre parte dos militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, isso porque as investidas partem, em sua maioria, de Bolsonaro. 

Integrantes das Forças Armadas afirmam que Bolsonaro tem o respeito por ser o presidente da República, mas a referência é Mourão, já que ele possui a patente máxima do Exército.

A crise entre os dois chegou ao ponto de ebulição nas últimas semanas, após o presidente se sentir traído por descobrir pela imprensa que Mourão havia se encontrado às escondidas com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso.

Bolsonaro travou uma guerra com o ministro. No dia 6 de agosto, durante uma viagem a Santa Catarina, ele se referiu a Barroso como “aquele filho da puta”. Mourão confirmou que esteve com o ministro para conversar sobre "temas da atualidade". O encontro, que ocorreu no dia 10 de agosto, foi revelado pelo o Estadão. 

"Conversamos sobre temas da atualidade. O ministro está criando uma comissão externa para melhorar a auditoria (das urnas eletrônicas), então acho que foi um passo importante", afirmou o vice-presidente.

Leia mais:

'Acho difícil o Senado aceitar', diz Mourão sobre denúncia de Bolsonaro a ministros do STF

Risco de golpe no Brasil faz com que ex-presidentes consultem generais

Mourão ironiza veículos militares e diz que desfile para intimidar Congresso seria ridículo

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp