Política

Indicado por Bolsonaro ao STF, André Mendonça aguarda há mais de um mês para ser sabatinado

Isac Nóbrega/PR
Após a sabatina, a indicação também precisa ser aprovada pelos senadores em plenário  |   Bnews - Divulgação Isac Nóbrega/PR

Publicado em 28/08/2021, às 08h51   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A tramitação do processo do ex-advogado-geral da União André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal (STF) é a mais demorada em comparação aos atuais ministros.

De acordo com O Globo, Mendonça, que teve seu nome oficializado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), aguarda há 31 dias que o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Davi Alcolumbre (DEM-AP), marque sua sabatina.

Até o momento, entre atuais ocupantes do STF quem mais aguardou até a apreciação da CCJ foi Rosa Weber. Ela aguardou por 29 dias. Segundo o G1, na última quarta-feira, 25, Bolsonaro pediu a Alcolumbre para pautar a sabatina do ex-ministro. "Resolve isso lá, pauta o André", disse o presidente.

Ainda segundo portal, a interlocutores, Alcolumbre chegou a dizer que não pautaria a sabatina enquanto o presidente da República mantivesse o clima de guerra contra o Judiciário.

Depois da sabatina, o nome de Mendonça será submetido ao escrutínio do colegiado e, depois, seguirá para o plenário, onde ele precisará do voto de 41 dos 81 senadores para pode assumir a cadeira do STF deixada por Marco Aurélio Mello.

Matérias relacionadas:

Zé Dirceu trabalha para aprovação de André Mendonça para o STF no Senado, diz coluna

Dias Toffoli atua intensamente pela aprovação de André Mendonça no Senado, afirma coluna

De olho no STF, André Mendonça se reúne com Jaques Wagner em Salvador, mas senador não confirma apoio

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp