Política

Inelegível, João Henrique vira assunto mais comentado no Twitter

Imagem Inelegível, João Henrique vira assunto mais comentado no Twitter
Rejeição das contas do pepista foi comemorada nas redes sociais  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/12/2012, às 10h21   Adelia Felix (Twitter: @adelia_felix)


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, João Henrique (PP), que teve as contas de 2009 rejeitadas pela Câmara Municipal de Salvador na madrugada desta quinta-feira (13), foi um dos assuntos mais comentados no Twitter, indo parar nos Trending Topics (lista em tempo real dos assuntos mais publicados no microblog) de Salvador. 

Após passarem a tarde de quarta-feira (12) e a madrugada desta quinta fazendo aprovações -Reforma Administrativa do prefeito eleito, ACM Neto (DEM),  um Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU),  alterações na Lei de Ordenamento do Uso do Solo do Município (Louos) e a renovação da concessão do Aeroclube-, os vereadores rejeitaram as contas do pepista com voto secreto. A surpreendente votação terminou com 15 votos pela confirmação do parecer prévio do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e também do relatório elaborado pela Comissão de Finanças. Somente 25 vereadores mantiveram seu apoio ao pepista, que precisaria de maioria qualificada, 28 votos, para derrubar os pareceres prévios dados pela rejeição.


Apenas o vereador Gilberto José (PDT) não participou da votação, saindo antes do início da sessão. Vereadores da base de João Henrique até tentaram impugnar a rejeição, alegando que petistas tiraram fotos das cédulas de votação, mas não teve choro nem vela, o presidente da Câmara, Pedro Godinho (PMDB), manteve a decisão.


Vereadores comemoram rejeição das contas de 2009

Enquanto João Henrique ver o sonho de ser candidato a governador em 2014 ser destruído, vereadores da oposição comemoraram a decisão nas redes sociais. A vereadora do PCdoB, Olívia Santana comentou em seu perfil no Twitter que foi uma vitória da democracia: "Não adiantou a manobra. Por 25 votos a 15 as contas de 2009 de João Henrique foram rejeitadas! Vitoria da democracia!". Outra vereadora do PCdoB, Aladilce Souza, também comemorou a decisão na rede social: "Contas de 2009 do prefeito João Henrique são rejeitadas!", registrou a vereadora que ainda salientando o vazio da Câmara após a rejeição.


O vereador reeleito, Gilmar Santiago (PT), registrou em seu perfil no Facebook, durante a votação, que foi uma "vergonha" o que aconteceu na sessão, quando vereadores da bancada de João Henrique utilizaram "rolo compressor para aprovar projetos nocivos para cidade. Na oposição e obstruindo as votações apenas as vereadoras Olivia Santana e Aladilce do Pc do B, Andrea Mendonca do PV,e pelo PT, as vereadoras Marta Rodrigues, Vania Galvao e o Vereador Gilmar Santiago". Quando as contas do pepista foram rejeitadas ele se juntou à celebração das outras vereadoras: "A Camara de Vereadores acaba de rejeitar as contas do Prefeito Joao Henrique relativa a 2009 por 25 a 15. Para aprovação seria necessário 28 votos. O Prefeito JH com esta decisão fica inelegível por 08 anos", escreveu.



João Henrique no Twitter
Em 2010, o pepista até tentou o meio digital, criando uma conta no Twitter (@blogajoao), mas o projeto não deu certo, já que o perfil, segundo a assessoria dele acabou sendo hackeado. Mas só por curiosidade, qual seria a postagem de João Henrique nesta quinta, leitores do Bocão News?



Leia Mais:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp