Política

Ações da Ifood interferem no trânsito e devem ser discutidas e autorizadas pelas Câmaras de Vereadores, afirma Geraldo Júnior

Vagner Souza/ BNews
IFood lançou recentemente um programa denominado iFood Pedal em Salvador  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/ BNews

Publicado em 09/06/2022, às 12h09 - Atualizado às 12h12   Redação / BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A iFood, empresa de entrega expressa presente em diversos países, lançou recentemente um programa denominado iFood Pedal em Salvador. Por meio da proposta, os entregadores trabalham com bikes elétricas. Para o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), o programa desrespeita o Estatuto das Cidades, a Lei de Uso e Ocupação de Solo e ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e as leis de trânsito.

Ainda de acordo com o presidente da Casa Legislativa soteropolitana, a empresa divulgou os benefícios na redução de CO2 na atmosfera, mas não deixou claro o valor que os profissionais terão que pagar pelas bicicletas, se a empresa oferece equipamentos de segurança aos entregadores ou se há autorização legislativa para a circulação desses equipamentos na cidade.

“Não deixa de ser uma atitude louvável a redução de emissão de CO2 na atmosfera, uma das prioridades discutidas e aprovadas na Conferência Mundial do Clima (COP26), realizada em 2021, em Glasgow, na Escócia, e as quais apoiamos. Mesmo assim, as cidades e os países têm leis e elas devem ser respeitadas”, disse Geraldo Júnior.

O presidente da Câmara ainda questionou se, por meio desse programa, haverá uma interferência direta no trânsito. “Aí questionamos: a Câmara de Vereadores foi consultada? Houve audiências públicas para tratar desse tema? Tem projeto do Poder Executivo solicitando autorização legislativa para a implantação desse programa? Nosso município possui vias adequadas? Os entregadores estão capacitados? A sociedade participou do debate? Os especialistas foram consultados? Inclusive existe um Instituto de Direito de Trânsito que pode ajudar muito nessa matéria. Como fiscalizar o uso dessas bicicletas? A resposta é negativa para todas essas perguntas”, afirmou.
Leia Mais:
Vídeo: Prefeito cai no pagode e curte paredão em Alagoinhas
Exército já tinha tecnologia para produzir Viagra comprado por valor milionário
Michelle oferece resistência para gravar propaganda eleitoral de Bolsonaro
Ele ainda destacou que estamos no mês de junho, quando, por meio do Junho Verde, o meio ambiente é melhor pensado e avaliado, com políticas públicas e privadas visando a sustentabilidade. “Mas esse modal, bicicleta, requer muita atenção. Vidas são expostas e segundo dados da Transalvador tivemos o aumento de 100% nos acidentes com vítimas com bicicletas na nossa cidade. Então, precisamos debater, aprofundar e sobretudo incluir os atores políticos, o Ministério Público, o Poder Judiciário, a OAB para que se cumpra o que determinam as leis de nosso país e de nossa cidade. Aqui tem autoridades e elas devem ser respeitadas, por quem quer seja”, concluiu.
Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp