Política

AL-BA: Rui Costa faz provocação por debate nacional da Segurança Pública

Joá Souza / BNews
A segurança pública é um setor sensível do governo Rui Costa e a oposição o acusa de tentar terceirizar o debate  |   Bnews - Divulgação Joá Souza / BNews

Publicado em 01/02/2022, às 11h54   Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Durante o seu último discurso de abertura de trabalho da Assembleia Legislativa da Bahia, o governador Rui Costa (PT), na manhã desta terça-feira (1), destacou a necessidade de uma discussão nacional sobre o tema da segurança pública e apontou como principal problema o tráfico de drogas.

“O Brasil é um dos maiores consumidores mundiais dessas substâncias e isso tem gerado impactos nas políticas de segurança no país. É preciso dizer claramente que o comércio de drogas financia o crime organizado e que ele se beneficiou muito com a liberação e com todas as facilidades recentemente concedidas para a compra e o uso de armas no território nacional, cuja fiscalização de fronteiras também é muito frágil. Eu defendo a nacionalização do combate ao crime organizado”, disse.

LEIA MAIS:Rui Costa ataca governo Bolsonaro em discurso na AL-BA: “vácuo de governabilidade”

“De igual modo, é preciso iniciar um diálogo muito consistente sobre o código penal brasileiro. Não acho razoável que o tratamento dispensado aos homicidas perigosos, por exemplo, seja igual àqueles que cometeram crimes de menor periculosidade. Ressalto, ainda, que precisamos aprimorar urgentemente o nosso sistema judicial para coibir todas as formas de impunidade e de omissão que acabam tornando o crime mais permissivo”, completou.

O governador emendou que investiu mais de R$ 2 bilhões, desde 2015, numa área sensível de qualquer administração pública. Não é a primeira vez que o petista trata dessa sugestão de “nacionalizar” o trato. Para muitos opositores, Rui tenta terceirizar a responsabilidade do Estado sobre o setor.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp