Política
por Daniel Serrano
Publicado em 14/10/2025, às 13h17 - Atualizado às 13h53
A cantora Anitta utilizou as redes sociais nesta terça-feira (14) para fazer um pedido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em seu perfil no X (antigo Twitter), a funkeira cobrou do petista a indicação de uma mulher para a vaga deixada no Supremo Tribunal Federal (STF) pelo ministro Luís Roberto Barroso.
Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp
O magistrado anunciou, na última quinta-feira (9), a decisão de antecipar a sua aposentadoria do STF. Barroso tem 67 anos e poderia permanecer na Corte até 2033, quando teria que se aposentar compulsoriamente ao completar 75 anos.
"O Ministro do STF, Barroso, se aposentou, o presidente Lula terá que indicar um novo nome. Eu como cidadã gostaria de deixar pública minha torcida pra que seja uma mulher. Em 134 anos de história, o Supremo Tribunal Federal já teve 172 ministros. Entre eles, apenas três mulheres — e nenhuma negra. Até o ano 2000, o STF jamais havia tido uma ministra", escreveu Anitta.
Ainda na publicação, a cantora divulgou um abaixo assinado com uma carta aberta endereçada a Lula pedindo que o presidente escolha uma mulher "com trajetória sólida e compromisso com a democracia" para a vaga deixada por Barroso.
O Ministro do STF, Barroso, se aposentou, o presidente Lula terá que indicar um novo nome. Eu como cidadã gostaria de deixar pública minha torcida pra que seja uma mulher. pic.twitter.com/ACUnLHNKb5
— Anitta (@Anitta) October 14, 2025
Com a aposentadoria de Barroso, alguns nomes passaram a ser cotados para suceder o magistrado no STF. O atual ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, vem sendo apontado como o favorito de Lula para o cargo.
Além de Messias, outros nomes que também vêm sendo cotados para o STF são o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apontado como nome apoiado pelo ministro Alexandre de Moraes.
O presidente Lula também vem sendo cobrado para indicar uma mulher para o STF. Nomes como o da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Daniela Teixeira, e da procuradora federal baiana Manuellita Hermes estão sendo cogitados.
Classificação Indicativa: Livre
Cupom de lançamento
Baita desconto
Qualidade Stanley
Imperdível
Super desconto