Política

Apagão no Brasil: Rui Costa afirma que "apagão foi 'falha técnica'"

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Afirmação do ministro da Casa Civil aconteceu no programa 'Bom dia, Ministro', do CanalGov; ex-governador da Bahia evitou atribuir o caso à privatização da Eletrobras e à insuficiência energética  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Publicado em 16/08/2023, às 11h55 - Atualizado às 11h56   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Casa Civil do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Rui Costa (PT), compareceu ao programa "Bom dia, Ministro", do CanalGov, e falou sobre o apagão que atingiu a Bahia e grande parte do Brasil, na manhã desta quarta-feira (16). De acordo com o ex-governador da Bahia, o "apagão foi 'falha técnica'".

A fala do ministro sobre o apagão ocorrido na manhã da última terça-feira (15), que atingiu 25 estados e o Distrito Federal, diverge do que a primeira-dama, Janja da Silva disse. Janja havia relacionado o caso com a privatização da Eletrobras.

De acordo Rui, o governo está cobrado urgência para que os órgãos e as entidades responsáveis identifiquem o que causou o apagão. Além disso, o ministro foi enfático a dizer que não há razão para o colapso energético, porque há sobra de energia no país.

“Estamos buscando as causas desse apagão. Não há razão para esse apagão. A gente tinha mais demanda de energia do que oferta. Não é o caso neste momento. Foi um erro técnico. Uma falha técnica. Espero que possamos dizer à sociedade, o mais rápido possível, o que aconteceu”, destacou o ministro.

Veja a resposta do ministro na íntegra:

O apagão

Vale lembrar que o período da manhã de terça foi caótica no país. Isso por causa de um apagão que atingiu 26 das 27 unidades da Federação. A única exceção foi o Estado de Roraima, que não está integrada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Essa situação prejudicou a vida de cerca de 29 milhões de brasileiros, sendo que, em alguns pontos, a falta de energia chegou a durar seis horas.

A fala de Rui Costa sobre a suficiência energética no país, é claro e segue o posicionamento geral de Lula e sua equipe sobre a situação. Outro detalhe que chama a atenção é que o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), voltou às pressas do Paraguai e saiu em defesa do sistema elétrico nacional, enquanto, por outro lado, outras pessoas ligadas ao governo atacaram a venda da Eletrobras.

Assista ao Radar BNews da última terça-feira (15):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp