Política

Rui Costa ratifica liderança nacional na execução de promessas

Joilson César/BNews
Após caso com convênios, Rui Costa adota estratégia para reforçar liderança nacional na execução de promessas  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 27/07/2022, às 08h41 - Atualizado às 08h45   Redação / BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A coordenação política de Rui Costa (PT) fez destaque para a liderança nacional do petista como governador que mais cumpriu promessas feitas na campanha eleitoral de 2018, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (27) pelo portal G1. A informação ocorre dias após a polêmica envolvendo a acusação de cancelamento de convênios firmados com 244 prefeituras baianas, que teria gerado uma investigação por parte da União de Municípios da Bahia (UPB).

Para tentar colocar um ponto final na questão, além de informe dado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) de que não ocorreram cancelamentos do tipo na Bahia, no último dia 14, os articulistas do governo ressaltaram o atual levantamento. De acordo com o balanço, Rui Costa realizou 54 compromissos em três anos e meio de mandato, resultado que mantém a liderança no país, seguido dos governadores de São Paulo (30 promessas cumpridas), Paraíba (28), Amazonas (24) e Pará (22).

"Nós trabalhamos em toda a Bahia para que os investimentos estejam sempre perto de nossa gente. Essa liderança é motivo de orgulho. Mesmo com a pandemia do coronavírus e com um país mergulhado em forte crise política e econômica, nós conseguimos ampliar a oferta de serviços para os baianos. Com muita cautela e responsabilidade, seguiremos avançando", disse Rui Costa, em nota.

Entre as promessas cumpridas estão a construção da ponte entre Barra e Xique-Xique, a implantação de 1,6 mil quilômetros de rede de abastecimento de água, o sistema de videomonitoramento.  O levantamento da publicação é baseado no programa de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e em entrevistas e debates.

No âmbito dos convênios, de acordo com a Conder, o compromisso do governo baiano com os municípios está mantido para a execução de obras de pavimentação e drenagem, construção de moradias e praças, além da reforma de equipamentos urbanos em diversas regiões.

A polêmica envolvendo a acusação de cancelamento de convênios ainda gerou atrito entre o governador Rui Costa e o prefeito de Jequié e presidente da (UPB), Zé Cocá (PP), após acusação de que a entidade teria aproveitado documentos falsos para alegar a quebra de acordos com as prefeituras do interior.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp