Política

Arthur Lira defende autonomia do Banco Central

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Lira disse ainda que a maioria da Câmara é contra uma mudança na legislação que rege a instituição  |   Bnews - Divulgação Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Publicado em 09/02/2023, às 23h02   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu nesta quinta-feira (9) a autonomia do Banco Central. Em sua avaliação, o dispositivo é uma "marca mundial".

Durante entrevista na cidade de Cascavel, no interior do Paraná, onde participou de uma feira agropecuária, o parlamentar disse ainda que a maioria da Câmara é contra uma mudança na legislação que rege a instituição.

"O Banco Central independente é uma marca mundial", afirmou. "Eu tenho a escuta, a tendência do que a maioria do plenário pensa em relação à independência do Banco Central, que nesse assunto não retroagirá. O Banco Central independente foi o modelo escolhido pelo Congresso Nacional", adicionou.

Nas últimas semanas, o presidente Lula (PT) tem feito duras críticas ao Banco Central, ao presidente da instituição, Roberto Campos Neto, e ao Comitê de Política Monetária (Copom) do órgão. Para o mandatário, o país terá dificuldades de crescer com a atual taxa básica de juros, mantida em 13,75% pelo Copom na semana passada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp