Política

Arthur Lira pediu 150 cargos de primeiro escalão a Lula em troca de votação e aprovação da PEC da Transição, diz site

Ricardo Stuckert/Divulgação
Presidente da Câmara dos Deputados pode colcoar a matéria em votação ainda nesta quarta-feira (14)  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/Divulgação

Publicado em 14/12/2022, às 10h53 - Atualizado às 10h55   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Em troca da imediata votação e aprovação da PEC da Transição na Câmara dos Deputados, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP), pediu 150 cargos de primeiro escalão ao presidente eleito, Lula (PT), no próximo governo do petista, a partir de janeiro de 2023.

De acordo com o site O Antagonsita, Lula teria concordado em "abrir" a Esplanada dos Ministérios ao pepista e sua base caso ele consiga colocar a matéria em votação e alcançar a aprovação em tempo recorde. Segundo o site, o texto, que seria adiado para semana que vem, poderá ser votado ainda nesta quarta-feira (14).

O acordo teria sido selado em uma reunião a portas fechadas com emissários do petista e o deputado, que teria pedido os cargos para sua ‘base’, entre eles nos ministérios da Saúde, Minas e Energia, a presidência da Caixa, da Codevasf e de Furnas. Outro ponto solicitado por Lira é de R$ 20 bilhões a R$ 25 bilhões de verba do novo orçamento sob seu comando.

Lira, inclusive, escolheu o deputado baiano Elmar Nascimento como relator da PEC da Transição na Câmara. Nos bastidores, Elmar é visto como uma figura habilidosa e que opera bem entre o centrão, facilitando a aprovação de matérias espinhosas.

Também na terça-feira (13), a Câmara aprovou, por 314 a 66, um projeto de lei que altera a Lei das Estatais e libera a indicação de Aloizio Mercadante à presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), indicado por Lula para o cargo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp