Política

Pacheco e Lira se reúnem para destravar PEC da Transição e orçamento secreto no Congresso

Marcelo Camargo/Agência Brasil
O deputado baiano Elmar Nascimento foi escolhido por eles como relator da PEC da Transição na Câmara  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 14/12/2022, às 06h38   Cadastrado por Eduardo Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), se reuniram na terça-feira (13), na casa do deputado, em Brasília, para tentar encontrar estratégias que destrabem a PEC da Transição e orçamento secreto no Congresso. 

O deputado baiano Elmar Nascimento foi escolhido como relator da PEC da Transição na Câmara. Nos bastidores, Elmar é visto como uma figura habilidosa e que opera bem entre o centrão, facilitando a aprovação de matérias espinhosas.

De acordo com o colunista do Metrópoles, Igor Gadelha, o encontro de Lira e Pacheco serviu para negociar um acordo que destrave a votação da PEC da Transição na Câmara e uma alternativa para tentar convencer o STF a validar o orçamento secreto. A conversa entre os dois também serviu para a escolha de Elmar como relator da PEC. A expectativa é de que a PEC seja votada pelos deputados nesta quarta-feira (14).

Sobre o orçamento secreto, os dois presidentes fecharam o texto de um projeto que propõe critérios para a distribuição das emendas. Nele, prevê que a distribuição dessas emendas deve contemplar a proporcionalidade dos partidos, reduzindo o poder dos chefes das duas casas legislativas.

Com isso, o novo texto determina que o limite financeiro das emendas de relator não pode superar o total das emendas individuais e de bancada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp