Política

Aumento no salário mínimo? Entenda se é real ou não

José Cruz / Agência Brasil
A equipe que cuidará da transição do governo de Bolsonaro para a gestão de Lula avalia a inclusão de aumento real no salário mínimo  |   Bnews - Divulgação José Cruz / Agência Brasil

Publicado em 03/11/2022, às 17h14   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Boatos de que o salário mínimo iria reduzir passaram a circular recentemente após declarações do deputado federal André Janones (Avante). À época, a informação gerou dúvidas na cabeça das pessoas, mas o BNews esclareceu, com todos os pormenores, essa questão. Dessa vez, o que pode repercutir é o aumento da remuneração, comentado pela equipe do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desde a campanha eleitoral.

Isso porque a equipe que cuidará da transição do governo de Jair Bolsonaro (PL) para a gestão de Lula avalia a inclusão de aumento real no salário mínimo de 1,3% para janeiro de 2023. Para garantir a alta no provento na peça orçamentária do próximo ano, a equipe precisará aprovar o documento até 16 de dezembro

É importante ressaltar que a alta prevista deve seguir a regra do governo que busca aprovar no Congresso Nacional uma correção anual do salário mínimo com base na média dos últimos cinco anos do Produto Interno Bruto (PIB).

Antes, nos governos petistas de Lula e de Dilma, o valor era reajustado pela inflação do ano anterior, mais o crescimento do PIB de dois anos antes. No entanto, desde o governo de Michel Temer (MDB), o mínimo passou a ser reavaliado apenas pela inflação.

O salário mínimo está, atualmente, em R$ 1.212. O novo salário previsto na Lei de Diretrizes Orçamentária encaminhada pelo governo de Jair Bolsonaro era de R$ 1.302.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp