Política

Bolsonaro prepara denúncias contra Alexandre de Moraes em cortes internacionais

Marcos Corrêa/Presidência da República
Nesta quarta-feira (18), o ministro Dias Toffoli rejeitou um pedido de investigação apresentado por Bolsonaro contra Moraes  |   Bnews - Divulgação Marcos Corrêa/Presidência da República

Publicado em 18/05/2022, às 17h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Depois de o judiciário brasileiro brecar as investidas do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, o chefe do Executivo prepara denúncias contra o magistrado em cortes internacionais. 

De acordo com o colunista do Metrópoles, Igor Gadelha, ministros do Palácio do Planalto dizem que Bolsonaro pediu a auxiliares que preparassem relatórios com o que considera “excessos” cometidos por Moraes no inquérito das fake news e outras ações contra ele.

Leia também:

Bolsonaro pretende denunciar Moraes na Corte Interamericana de Direitos Humanos, que tem sede em San Jose, na Costa Rica.

Ainda conforme a coluna, auxiliares do presidente explicam que as denúncias nas cortes internacionais devem ser apresentadas após Bolsonaro “esgotar” todas as instâncias internas em que poderia representar contra o ministro.

Nesta quarta-feira (18), ministro Dias Toffoli rejeitou um pedido de investigação apresentado por Bolsonaro contra Alexandre de Moraes. O presidente havia apresentado uma notícia-crime na terça (17), alegando um suposto abuso de autoridade por parte de Moraes, argumentando que o chamado inquérito das fake news, no qual ele é investigado, não se justifica.

O inquérito das fake news foi aberto em 2019 pelo ministro Dias Toffoli, então presidente do Supremo, que investiga uma série de familiares e apoiadores do chefe do Planalto por supostamente espalhem notícias falsas.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp