Política

Bolsonaro quer anistia em troca de apoio nas eleições do Congresso Nacional; saiba detalhes

Wilson Dias / Agência Brasi
Para apoiar candidatos a presidentes do Congresso Nacional, Bolsonaro quer anistia  |   Bnews - Divulgação Wilson Dias / Agência Brasi
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 16/03/2024, às 10h00


FacebookTwitterWhatsApp

Jair Bolsonaro (PL) e seu grupo político têm condicionado um eventual apoio à escolha dos futuros presidentes do Congresso Nacional a um Projeto de Lei. Este é o caso de um PL que garanta anistia ao ex-presidente em caso de condenação judicial.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Aliados de Bolsonaro tem afirmado que o ex-presidente possui uma base sólida na Câmara para conseguir a aprovação desse projeto. Apesar disso, eles sabem que há uma resistência no Senado enquanto perdurar o mandato de Rodrigo Pacheco (PSD).

Mesmo com essa barreira, há otimismo entre Bolsonaro e seus aliados caso Davi Alcolumbre (UB) assuma o comando da "Casa Alta". Por isso, a estratégia escolhida pelo grupo coloca Alcolumbre em posição favorável, caso eleito, para negociar a anistia em troca de apoio para uma eventual reeleição.

Partidos como o PL e o PP concordam com essa manobra, mas tem sugerido um outro caminho. Este seria a troca do Projeto de Lei por uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) visando facilitar sua aprovação com maioria simples.

Assista ao Radar BNews dessa sexta-feira (15):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp