Política

Bolsonaro vai baixar pela quarta vez o imposto de videogames, diz coluna

Pixabay
Bolsonaro não entrou em detalhes do percentual de redução da taxação e nem das medidas econômicas necessárias para tal ação  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 20/05/2022, às 08h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro (PL) pretende reduzir o Imposto sobre Produtos Industrializado (IPI) cobrado sobre consoles, acessórios e máquinas de videogames pela quarta vez no seu governo. A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, de O Globo. Ainda segundo a publicação, o anúncio foi realizado na noite de ontem, na live semanal feita por Bolsonaro.

Desta vez, no entanto, Bolsonaro não entrou em detalhes do percentual de redução da taxação e nem das medidas econômicas necessárias para tal ação. Ele ainda afirmou que o decreto para a baixa do imposto sobre o produto será assinado no prazo de 30 dias.

A terceira e última redução do IPI sobre os jogos eletrônicos e assessórios foi anunciada em agosto de 2021. A medida efetivou a redução das alíquotas do IPI de 30% para 20% para os itens relacionados com os videogames.

No início do governo Bolsonaro, as alíquotas eram de 50%, passando de 40% até os atuais 20%. De acordo com a Secretaria Geral da Presidência da República, as medidas visam incentivar o desenvolvimento do setor no país.

Leia Mais:

Ministra Rosa Weber envia à PGR novo pedido de investigação contra Bolsonaro

Governo articula veto de Bolsonaro à gratuidade de bagagens em voos

Presidente diz que deve ter sido único líder contrário ao isolamento

Para este ano, o cálculo mais recente do governo prevê que a redução de tributação é de R$ 119,5 milhões. No entanto, com o novo anúncio, será preciso esperar para saber qual será o novo cálculo tributário para o segmento no país. Como as decisões partem de decretos, para a nova redução, não será preciso uma aprovação do Legislativo e medida entrará em vigor de forma imediata, após o prazo estimado por Bolsonaro.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp