Política

Brasil deve mostrar que rejeita "aventuras autoritárias", diz ministro

Antônio Augusto/ secom/ TSE
O Brasil serve como vitrine para comunidade global, afirma ministro  |   Bnews - Divulgação Antônio Augusto/ secom/ TSE

Publicado em 17/05/2022, às 17h16   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, disse nesta terça-feira (17) que o que ocorre no Brasil serve como vitrine para a comunidade global, e que o país tem obrigação de mostrar que não aceita mais aventuras autoritárias.

"Somos hoje uma vitrine para os analistas internacionais, e cabe à sociedade brasileira garantir que levaremos aos nossos vizinhos uma mensagem de estabilidade, de paz e de segurança, e que o Brasil não mais aquiesce a aventuras autoritárias", disse Fachin.

A declaração foi dada durante abertura do evento Democracia e Eleições na América Latina, na sede do TSE, em Brasília. Fachin disse que o Brasil não está alheio ao que acontece em outros países, e que o acontece no país também exerce influência nos rumos internacionais.

Leia também

Deputado do PT sugere a prefeito de Itaberaba "saída" para impasse do hospital regional; confira

“Os governos do PT, infelizmente, não conseguiram combater o crime organizado”, diz Tinoco após casos de violência na capital

Moro quebra silêncio e reage a pedido de investigação que MPE fez contra ele à PF; confira

O presidente do TSE lembrou casos recentes de ataques a instituições democráticas – como a invasão ao Capitólio, nos EUA, e ataques a autoridades eleitorais no México, Peru e Equador – e afirmou que o Brasil deve considerar esses episódios como um alerta do que não pode ser tolerado.

Fachin anunciou ainda a parceria com o professor Daniel Zovatto, do Instituto Internacional para Democracia e Assistência Eleitoral (Idea Internacional), para trazer ao Brasil observadores eleitorais europeus, além de outros já confirmados pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), entre outros.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp