Política

Deputado do PT sugere a prefeito de Itaberaba "saída" para impasse do hospital regional; confira

Câmara dos Deputados
Ricardo Mascarenhas havia acusado o governo de fazer “chantagem” ao segurar a obra  |   Bnews - Divulgação Câmara dos Deputados

Publicado em 17/05/2022, às 16h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma alternativa para que seja dado fim no impasse entre a prefeitura de Itaberaba e o Governo do Estado, em relação à gestão do Hospital Regional da cidade, foi sugerida pelo deputado federal Jorge Solla (PT) nesta terça-feira (17).

O parlamentar sugeriu ao prefeito Ricardo Mascarenhas (PP), em entrevista à Rádio Diamantina FM, que a unidade seja gerida através de uma administração compartilhada, como funciona atualmente a Policlínica Regional da cidade.

Leia também:

“A proposta que eu faria ao governador e ao prefeito é que o consórcio assumisse a gestão do hospital. O estado entrasse com 40% do custo, o município entrava com 60%, como é com a policlínica. O consórcio pode fazer isso. É só o município ceder o hospital ao consórcio, que vai estabelecer um plano de trabalho entre o estado e os municípios da região. Já tivemos experiência recente, em Ribeira do Pombal, em que o consórcio administrou também o hospital”, sugeriu Solla.

O assunto voltou a ganhar notoriedade nas últimas semanas após o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Cacá Leão (PP) citar, em entrevista ao programa BNews Agora, na Piatã FM, que o Estado tem feito uma suposta pressão contra o prefeito Ricardo Mascarenhas pela inauguração do Hospital Regional em troca de uma exposição política do gestor em apoio ao pré-candidato do governo, Jerônimo Rodrigues (PT).

"É o caso do Hospital Regional de Itaberaba, que está pronto pra ser inaugurado, mas existe uma pressão muito grande caso haja a exposição política do prefeito”, disse Cacá. 

Na semana passada, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) manifestou o interesse em assumir integralmente a gestão da unidade, custeando todo seu funcionamento. A prefeitura, segundo a pasta, todavia, não concorda em ceder a unidade, que foi recentemente reformada, em obra que custou R$ 30 milhões, 90% dela custeada pelo Estado e 10% pela prefeitura.

Na entrevista, Solla refutou ainda a informação de que a unidade esteja de portas fechadas há 15 anos. Ex-secretário de Saúde do Estado, o petista recorda que, após a falência da Santa Casa de Itaberaba, que administrava a unidade até 2009, uma nova parceria foi firmada com a Associação de Proteção Materno-Infantil (APMI) de Castro Alves.

“Em 2010, eu era secretário de estado e nós conseguimos estabelecer um acordo com a APMI de Castro Alves e com a prefeitura, e com contrato com a Sesab colocamos a unidade em funcionamento”, recorda. A unidade fechou as portas em 2015 após a APMI “declinar do contrato porque não tinha condição de operação”.

Ricardo Mascarenhas também se pronunciou sobre o caso apósa manifestaçãoda Sesab. Segundo o gestor, o governo tem feito “chantagem” ao segurar a obra.

“Na época da inauguração, antes do conflito entre o PP e o PT, havia uma força-tarefa para inaugurar o hospital. Depois disso, a gente viu o ritmo diminuir”, disse o prefeito.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp