Política

Câmara votará anistia a partidos que descumpriram cota para mulheres e negros

Câmara dos Deputados
De acordo com o texto, não serão aplicadas sanções de qualquer natureza aos partidos que descumpriram as normas nas eleições passadas  |   Bnews - Divulgação Câmara dos Deputados

Publicado em 16/03/2022, às 07h33 - Atualizado às 07h41   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara de Deputados deve votar na quinta-feira (17) uma PEC que assegura ampla anistia a partidos que, nas últimas eleições, descumpriram as regras de direcionamento mínimo de verbas públicas para mulheres e negros. Segundo a PEC, ficam livres de punição partidos que não aplicaram ao menos 5% do fundo partidário em programas de incentivo às mulheres ou que não direcionaram o dinheiro do fundo eleitoral de forma proporcional às candidaturas de negros e de mulheres.

De acordo com o texto aprovado no Senado, não serão aplicadas sanções de qualquer natureza aos partidos que descumpriram as normas nas eleições passadas, inclusive devolução de recursos, multa ou suspensão do fundo partidário.

A PEC tramita em uma comissão especial criada em dezembro do ano passado para debater o mérito do texto, aprovado pelo Senado cerca de cinco meses antes. Nesta terça-feira (15), houve pedido coletivo de vista.

Leia Mais:

Câmara aprova em primeiro turno texto-base de PEC que viabiliza Auxílio Brasil de R$ 400 em ano eleitoral

Câmara aprova urgência para projeto de mineração em terra indígena, mas votação fica para abril

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags