Política

Ciro Gomes tira o sono de candidatos da terceira via; entenda

Divulgação
Ex-ministro Ciro Gomes vem perdendo espaço para Sérgio Moro nas pesquisas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 10/12/2021, às 15h50   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A possível desistência de Ciro Gomes (PDT) de concorrer em 2022 está tirando o sono dos candidatos da chamada "terceira via". As especulações sobre o assunto se ampliaram nas últimas semanas, diante das recentes pesquisas de intenção de votos que apontam para o crescimento do ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) - dinamitando, assim, o planejamento do pedetista de se consolidar justamente no terceiro lugar.

Leia também:

Os postulantes temem que a saída do pedetista amplie a vantagem de Lula sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL). O entendimento é que o cearense tira votos do líder petista no campo da esquerda, elevando as chances de um eventual segundo turno no pleito. Moro, por sua vez, tira votos de Bolsonaro.

A sétima rodada da pesquisa Genial/Quaest mostra que Moro consolidou o seu lugar como o terceiro candidato na disputa presidencial. Embora seus índices estejam bem atrás de Lula, com 46%, e do presidente Jair Bolsonaro, com 24%, Moro se isolou dos adversários mais diretos pelo terceiro lugar com 11%.

Ex-governador do Ceará, Ciro Gomes  tem 5%; o governador de São Paulo João Doria (PSDB) tem 2%; e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), 1%.

Se a eleição fosse hoje, Bolsonaro perderia para Lula, Moro ou Ciro. Contra o ex-juiz, o placar seria de 34% a 31% para Moro. Contra o ex-governador do Ceará, 39% a 34% para Ciro. E, contra Lula, o atual presidente perderia de 55% a 31%. A pesquisa foi feita entre os dias 2 e 5 de dezembro com 2.037 entrevistas presenciais em todos o Brasil.

Matérias relacionadas:

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp