Política

Coligação alega falha em urnas e pede recontagem dos votos em Lauro de Freitas; assessoria nega

Divulgação
Documento diz que diversas urnas eletrônicas apresentaram defeitos durante o processo de votação  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Redação

por Redação

[email protected]

Publicado em 01/11/2024, às 18h06 - Atualizado às 19h59



A coligação 'Lauro do lado certo para avançar cada vez mais', do candidato derrotado à prefeitura de Lauro de Freitas, Antônio Rosalvo (PT), entrou com um pedido de recontagem dos votos após a vitória de Débora Regis (União Brasil), no dia 6 de outubro. 

Na ação enviada à 180ª Zona Eleitoral de Lauro de Freitas, a coligação encabeçada por Rosalvo, que foi apoiado pela atual gestora da cidade Moema Gramacho (PT), alega que diversas urnas eletrônicas apresentaram defeitos durante o processo de votação. 

Em uma das supostas falhas, o aparelho usado para o registro de voto, inviolável, teria reiniciado diversas vezes. "Havia demora para tomar tal procedimento e, sempre que se reiniciavam os trabalhos, ao colher mais alguns votos, a urna voltava a apresentar defeitos", diz trecho da ação.

"Muita gente desistiu de votar e, quem insistiu nas significantes filas, ficaram atônitos com a divulgação do resultado quando ainda estava nas filas de votação", diz outro trecho do documento.

No entanto, procurada pela reportagem, a assessoria do petista disse que a informação não procede e negou que tenha dado entrada com o processo na Justiça.

Em nota enviada ao BNEWS, a coligação informou que no último dia 21, solicitou a Justiça Eleitoral documentos e arquivos relacionados ao pleito municipal realizado no dia 6 de outubro e não sobre recontagem de votos.

"De acordo com a petição nº 0601043-78.2024.6.05.0150, o requerimento das informações foi embasado diante de inúmeras denúncias realizadas pela população relacionadas as urnas eletrônicas quebradas no dia da votação, o fato além de levar muitos eleitores a desistência, ainda estendeu a espera com registro de filas até às 20h para concluir a votação", disse. 

Veja a nota na íntegra:

Nota de esclarecimento Coligação LAURO DO LADO CERTO PARA AVANÇAR CADA VEZ MAIS

No último dia 21, a Coligação LAURO DO LADO CERTO PARA AVANÇAR CADA VEZ MAIS, solicitou a Justiça Eleitoral documentos e arquivos relacionados ao pleito municipal realizado no dia 6 de outubro e não sobre recontagem de votos como foi noticiado erroneamente por um veículo de comunicação.

De acordo com a petição nº 0601043-78.2024.6.05.0150, o requerimento das informações foi embasado diante de inúmeras denúncias realizadas pela população relacionadas as urnas eletrônicas quebradas no dia da votação, o fato além de levar muitos eleitores a desistência, ainda estendeu a espera com registro de filas até às 20h para concluir a votação.


Em decisão, a juíza da 180ª Zona Eleitoral, Cristiane Menezes, ratifica que a solicitação dos documentos e arquivos do pleito está em conformidade com os artigos 45 e 46 da Resolução do TSE nº 23.673/2021 e determina ao Cartório a entrega de tudo que foi solicitado à Coligação.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp