Política

Conheça Cybele Amado, baiana que assume Diretoria de Formação no MEC

Divulgação
Cybele Amado é pedagoga e nasceu em Salvador no dia 13 de junho de 1967  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 01/02/2023, às 13h45   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

Cybele Amado de Oliveira é a educadora baiana de Salvador que irá assumir a Diretoria de Formação no Ministério da Educação (MEC). Ela deixa a Diretoria-Geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), onde atuava desde 2019, a convite do ex-governador e atual Ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), o qual nomeou um ex-assessor do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PL) para um cargo no segundo escalão do Executivo.

Durante sua gestão no IAT, a educadora trabalhou com o atual governador e ex-secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), e implantou diversas ações formativas, como o Plano de Formação Continuada Territorial, realizado em regime de colaboração com os 417 municípios da Bahia, a Formação para a Educação Integral e as Residências de Aprendizagem Criativa.

Trajetória de vida

Cybele nasceu em Salvador no dia 13 de junho de 1967. Ela é pedagoga, possui mestrado em Gestão Social e Desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia (2010), Escola de Administração.

Com 21 anos, Cybele mudou-se para Caeté-Açú, na Chapada Diamantina, para lecionar em escola pública. Foi no Território da Chapada que também iniciou sua vida como gestora e empreendedora social, com o Projeto Chapada, e posteriormente, em 2006, com a criação do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP) que busca a melhoria da qualidade da educação por meio da formação continuada de educadores.

O Projeto Chapada foi considerado um dos 20 melhores e mais inovadores projetos sociais na América Latina na Categoria Educação Básica, pela Fundação W. K. Kellogg e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe da ONU (CEPAL), recebendo uma Menção Honrosa em novembro de 2005, na sede da CEPAL em Santiago, Chile.

Em 2008, Cybele Amado foi vencedora do Prêmio Cláudia, promovido pela editora Abril, na categoria Trabalho Social. Foi vencedora, também, do Prêmio Empreendedora Social, em 2012, promovido pela Folha de São Paulo e Fundação Schwab, tornando-se membro do Fórum Econômico Mundial.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp