Política

COP28: Lula reage a negativa de Macron para acordo entre Mercosul e União Europeia

Ricardo Stuckert / PR
O presidente Lula, em coletiva neste domingo, disse que fica clara que a responsabilidade de não ter acordo não é do Brasil  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR
Davi Lemos

por Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 03/12/2023, às 09h37



O presidente Lula, durante coletiva na COP28, reagiu às declarações do presidente da França, Emmanuel Macron, que disse, no sábado (2), que não vê possibilidade de acordo entre o Mercosul e a União Europeia. "A França sempre foi o país que criou obstáculo no acordo do Mercosul com a União Europeia porque a França tem milhares de pequenos produtores e eles querem produzir os seus produtos", disse Lula, neste domingo (3). O presidente, entretanto, disse que fica patenteado quem não deseja o acordo comercial: a França.

O petista disse que é preciso que os países ricos assumam a responsabilidade de que eles não querem fazer acordo para realizar qualquer concessão. "É sempre ganhar mais. E nós não somos mais colonizados. Nós somos independentes e nós queremos ser tratados somente com o respeito de países independentes que temos coisas para vender e as coisas que nós temos para vender têm preço. O que nós queremos é um certo equilíbrio", disse o mandatário brasileiro.

Lula destacou que o Brasil também tem interesses de seus produtores para considerar. "Agora eles não sabem que nós temos 4,6 milhões de pequenas propriedades de até 100 hectares que produzem quase 90% do alimento que nós consumimos e que são alimentos de qualidade e que nós também queremos vender. Eles também precisam saber que temos indústria, que queremos crescer e não vamos facilitar compras governamentais porque nós queremos que nossa indústria cresça. Então a posição do Macron já era conhecida por mim", disse Lula.

Ele disse que foi à conversa com Macron no sábado para tentar amolecer o coração do presidente francês. "Ontem eu fiz uma reunião com o Macron para tentar mexer com o coração dele. Eu falei 'Macron, quando você voltar para a França, abra o seu coração, cara. Pensa um pouco na América do Sul, pensa um pouco no Mercosul. Nós somos países pobres, nós temos países pequenos'. Bom, me parece que ele não pensou. Ele não deu nem tempo para o coração dele porque já comunicar a vocês", brincou Lula.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp