Política

COPA DO MUNDO: Saiba significado político de túnica preta usada por Messi antes de levantar taça

Foto: Reprodução/Twitter/@Argentina
Túnica preta usada por Messi se chama Bisht e é vestimenta árabe  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução/Twitter/@Argentina

Publicado em 18/12/2022, às 18h55   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Uma cena chamou atenção instantes antes de Lionel Messi poder ter a taça de campeão pela primeira vez nas mãos em toda a sua carreira: Tamim bin Hamad Al Thani, emir do Catar, entregou uma espécia de túnica preta, com detalhes dourados, igual à que ele utilizava, antes de levantar a taça de campeão do mundo.

Argentina superou a França por 4x2 nos pênaltis após uma partida eletrizante dentro de campo, que acabou empatada em 3x3 depois 120 minutos de bola rolando. Messi marcou dois gols, um de pênalti no primeiro tempo e outro aproveitando rebote de chute de Lautaro Martínez defendido por Lloris.

Segundo o Arab News, a vestimenta deve ser usada apenas por homens, é feita de lã e varia de cores (branco e bege, em tons mais claro, e marrom, cinza e preto, mais escuros). Os bishts mais luxuosos são feitos com acabamentos de fios de ouro. A palavra bisht é derivada do persa e significa "ir nas costas".

messi bisht
Foto: Reprodução/Twitter/Argentina

O periódico também explica que o bisht era usado, originalmente, no inverno pelos beduínos. Agora, a vestimenta é símbolo de status e só deve ser usada em ocasiões especiais como casamentos, festivais e formaturas.

"O bisht tem sido a escolha de roupas formais para políticos, estudiosos, religiosos e indivíduos de alto escalão nos países do Golfo Pérsico, Iraque e países ao norte da Arábia Saudita. Este manto esvoaçante tradicional destina-se a distinguir aqueles que o usam", diz o Arab News sobre a túnica especial.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp