Política
Uma ala dos parlamentares governistas vêm apontando para uma “falha na articulação política” do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), especialmente no Senado, na votação da inclusão de municípios na proposta que prorroga a desoneração da folha de pagamento.
De acordo com o site O Bastidor, entre os insatisfeitos está o senador Ângelo Coronel (PSD-BA). O parlamentar baiano e outros integrantes do seu partido já estão cobrando do governo mais espaço para a sigla em uma próxima reforma ministerial. Isso porque a maior parte da bancada se sente distante de correligionários que integram o governo federal.
Na Câmara, a emenda incluía cidades com menos de 142 mil habitantes. Já no Senado foi ampliada para todas as cidades. A mudança ocorreu tendo como base um texto de autoria do senador Jaques Wagner (PT).
Ainda segundo a publicação, caso a mudança seja mantida, as prefeituras poderão ter o mesmo desconto de alguns setores da economia no pagamento de impostos sobre salários de funcionários. De acordo com a relatora do projeto, deputada Any Ortiz (Cidadania-RS), o governo federal pode perder cerca de R$ 9 bilhões por ano com a proposta.
O projeto foi aprovado em meio a uma insatisfação de prefeitos de todo Brasil em relação à perda de recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Na última quarta-feira (30), algumas prefeituras entraram em greve em protesto contra a queda dos repasses.
Ainda conforme O Bastidor, um integrante do governo culpou a tentativa do Palácio do Planalto em contar com o apoio do Republicanos e do PP no governo pela falta de ação no Congresso.
Classificação Indicativa: Livre
Bom e Barato
Metade do preço
Imperdível
Muito barato
Café perfeito