Política

CPMI dos Atos Golpistas: senador pede quebra de sigilo de Rui Costa

Wagner Lopes / Casa Civil
Além do ex-governador da Bahia, o ministro Flávio Dino também é alvo do pedido  |   Bnews - Divulgação Wagner Lopes / Casa Civil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 07/09/2023, às 08h08


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Eduardo Girão (Novo) apresentou um requerimento  à CPMI dos Atos Golpistas pedindo a quebra de sigilos dos ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Flávio Dino, da Justiça e Segurança Pública. A informação é da coluna de Paulo Cappelli, no site Metrópoles. 

De acordo com a publicação, no documento, o senador pede a transferência dos sigilos telefônicos e telemáticos de Rui Costa entre os dias 1º e 31 de janeiro e de Dino, de 1º a 9 de janeiro.

Para justificar a quebra do sigilo do ex-governador da Bahia, o senador disse que Rui Costa tem a atribuição de “realizar a integração das ações governamentais”, o que envolveria medidas para evitar os atos golpistas.

O pedido cita ainda a participação do ministro da Casa Civil em uma reunião realizada na noite do dia 8 de janeiro, quando foi planejada a desocupação do QG do Exército em Brasília.

Já para a quebra dos sigilos de Flávio Dino, o senador diz que o papel “de destaque” do ministro nos momentos de decisão, já no governo, em relação aos atos antidemocráticos. Girão afirma ainda que Dino seria o responsável por “garantir a segurança física e patrimonial da Esplanada dos Ministérios”.

Os pedidos de quebra de sigilo incluem todas as linhas telefônicas de Rui e Dino, aplicativos de mensagens e perfis em redes sociais. Os requerimentos ainda devem ser votados pela CPMI.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp