Política

Datafolha: Eleitores petistas confiam mais em instituições que bolsonaristas; veja os dados

Lula e Bolsonaro - Reprodução / Agência Mural
A pesquisa, realizada em março com 2.002 entrevistados em 147 municípios  |   Bnews - Divulgação Lula e Bolsonaro - Reprodução / Agência Mural

Publicado em 27/03/2024, às 11h36   Rebeca Silva


FacebookTwitterWhatsApp

Uma pesquisa recente do Datafolha revelou que os eleitores autodeclarados bolsonaristas têm uma confiança significativamente menor nas instituições do que os eleitores que se identificam como petistas. A pesquisa, realizada em março com 2.002 entrevistas em 147 municípios do Brasil, revelou uma divisão clara entre os dois grupos políticos.

Ao analisar a confiança na presidência, o estudo descobriu que 65% dos bolsonaristas expressaram desconfiança com a reentrada de Lula no Planalto, enquanto 88% dos petistas afirmaram ter confiança. Em geral, 64% da população confiam na presidência, enquanto 35% não confiam.

Quando questionados sobre o Supremo Tribunal Federal, que atualmente é o principal campo de batalha de Bolsonaro, 39% dos entrevistados disseram não confiar no tribunal, enquanto 58% disseram confiar. No entanto, apenas 21% expressaram alta confiança. Entre os bolsonaristas, 67% não confiam no STF, em comparação com 32% que confiam. Em contraste, 79% dos petistas confiam no tribunal, comparado com 18% que não confiam.

Em relação à imprensa, 65% dos entrevistados geralmente confiam nela, enquanto 34% não confiam. Entre os bolsonaristas, a confiança é quase dividida ao meio, com 51% expressando desconfiança e 48% expressando confiança. Os petistas, por outro lado, confiam na imprensa em maior proporção (79%) do que desconfiam dela (20%).

Dados: Datafolha 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp