Política

De olho em Rui Costa, CPI do MST volta aos trabalhos

Wagner Lopes / Casa Civil
O ex-governador da Bahia pode ser convocado para depor no colegiado  |   Bnews - Divulgação Wagner Lopes / Casa Civil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 01/08/2023, às 13h44



Com o fim do recesso parlamentar, a CPI do MST que tramita na Câmara dos Deputados retoma suas atividades nesta terça-feira (1º). Entre as pautas que serão avaliadas pelo colegiado, está o pedido de convocação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, para depoimento. 

O retorno das atividades da CPI acontece um dia depois de uma nova ocupação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que invadiu uma fazenda da  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Petrolina (PE). O movimento cobra do Ministério do Desenvolvimento Agrário o cumprimento de um acordo para assentar 1.550 famílias, o que ainda não teria ocorrido. 

Além de Rui Costa, outros nomes do governo do presidente Lula (PT) também são alvos de pedidos para depor, entre eles estão o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, Edegar Pretto; e de Nelson José Grasselli, superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Rio Grande do Sul. 

Outros nomes ligado ao PT da Bahia já tiveram o pedido de convocação aprovado pela CPI, como o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e o Comandante da Polícia Militar da Bahia, Paulo José Reis de Azevedo Coutinho.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp