Política

Deputado bolsonarista apresenta proposta de conscientização sobre aborto e pró-vida na Bahia

Divulgação/Fiocruz
Projeto busca criar política pública de conscientização e apoio para mulheres  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Fiocruz
Héber Araújo

por Héber Araújo

Publicado em 05/03/2026, às 14h58 - Atualizado às 18h07



O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) apresentou, à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) o Projeto de Lei 26.160/2026 que busca conscientizar, orientar e dar assistência às gestantes que decidiram abortar. A proposta busca criar uma política pública de orientação, conscientização, apoio a vida e dignidade humana.

A Constituição Federal Brasileira de 1988 prevê que o aborto no Brasil só é válido em casos de anencefalia do feto, risco de vida da mãe ou em gravidez resultante de um estupro. 

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com a proposta de Leandro de Jesus, o PL busca desenvolver uma “política pública voltada à orientação, à conscientização, transparência e ao apoio integral à gestante, com foco nos casos em que se cogite a interrupção da gravidez nos termos permitidos pela legislação federal”, diz um trecho do documento.

Ainda segundo a proposta parlamentar, antes de qualquer interrupção de gravidez as gestantes precisam passar por: atendimentos multiprofissionais, com especialistas em diversas áreas; consultas psicológicas e informações claras sobre os procedimentos, incluindo danos físicos e emocionais.

As clínicas ainda podem apresentar medidas alternativas, como  gestante abrir mão dos direitos familiares do feto e encaminhar a criança para adoção. “O encaminhamento deverá ocorrer com preservação da dignidade da gestante, assegurado o sigilo das informações e vedada qualquer forma de constrangimento ou exposição indevida”.

“A proposta ora apresentada não altera a legislação penal vigente nem interfere nas hipóteses de interrupção da gravidez permitidas pela legislação federal e reconhecidas pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal. O que se pretende é assegurar que, diante de decisão de tamanha relevância, a gestante receba informação clara, apoio psicológico e orientação adequada, garantindo que qualquer escolha seja tomada de forma consciente e amparada”, justifica a proposta.

“Trata-se, portanto, de iniciativa que busca: assegurar apoio integral à gestante; fortalecer a proteção à vida e à maternidade; ampliar a transparência estatal; garantir informação adequada e responsável; promover políticas públicas baseadas em evidências e em princípios constitucionais. O Estado não pode se omitir diante de tema de tamanha relevância social. Cabe-lhe oferecer orientação, apoio e informação qualificada, de modo a proteger a mulher, a criança e a família”, conclui.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)