Política

Deputado pede instalação de Conselho Estadual do São João da Bahia

São João na Bahia - Arquivo BNews
Projeto de lei nº 24.449/2021 sugere que o conselho seja vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult)  |   Bnews - Divulgação São João na Bahia - Arquivo BNews

Publicado em 05/01/2022, às 17h35   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Com a iminência de chegar ao 3º ano consecutivo sem São João, uma das maiores festas regionais do estado, o deputado Angelo Almeida (PSB) solicitou a instituição do Conselho Estadual do São João da Bahia. O projeto de lei nº 24.449/2021 prevê que o conselho seja vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e composto por representantes de órgãos, entidades públicas e membros da sociedade civil organizada do setor artístico-cultural.

A proposta visa fomentar a formulação de políticas públicas voltadas à articulação, deliberação, fiscalização e fomento cultural, turístico e econômico das atividades relacionadas à realização da festa e de suas manifestações culturais.

Segundo o deputado, a demanda atende ao pedido do Fórum São João da Bahia,. Em Salvador, já existe o Conselho do Carnaval (Concar). O órgão seria nos mesmos moldes.  

“Hoje, a criação do colegiado faz-se ainda mais urgente, diante dos impactos provocados pela pandemia da Covid-19. Já são dois anos sem a realização da festa que, para a população de muitos municípios do nosso Estado, é uma das principais fontes de emprego e renda", justificou o parlamentar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags