Política

Prefeitura de Salvador prepara “Censo” para monitora a população de rua

Daniel Serrano / BNews
O prefeito Bruno Reis antecipou que foram registradas 5.300 pessoas morando nas ruas da capital baiana  |   Bnews - Divulgação Daniel Serrano / BNews
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 05/12/2023, às 14h00


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador vem realizando uma espécie de Censo para monitorar a população de rua na capital baiana. O levantamento, batiza de “Pesquisa de Mapeamento, Contagem e Caracterização da População em Situação de Rua” ser será oficialmente anunciado em breve.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

No entanto, o prefeito Bruno Reis (UB) tratou de antecipar alguns dados do levantamento. De acordo com o gestor municipal, a “Pesquisa de Mapeamento, Contagem e Caracterização da População em situação de Rua de Salvador”, feita em parceria com o Projeto Axé de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente, aponta para 5.300 pessoas nesse tipo de situação.

“Nós já temos esse Censo concluído. Censo, que foi contratado junto ao projeto Axé, já foi realizado. O que eu posso antecipar é que hoje nós temos um universo de 5.300 pessoas em situação de rua. E a prefeitura está elaborando um conjunto de ações, pacotes de projetos sociais para atender essas pessoas que estão em situação de rua e outras que passarão a ter um amparo, um apoio ainda maior do Poder Público Municipal”, disse o prefeito, durante a inauguração de Cras Modelo em Valéria.

Ainda de acordo com Bruno Reis, o maior número de que se encontra em situação de rua em Salvador são aquelas que apresentam algum tipo de dependência de uma substância psicoativa.

“O maior problema são as drogas. Vocês vão ter acesso ao percentual dessas pessoas que estão sob dependência de substâncias psicoativas. Então esse é o maior problema, porque nós temos unidades de acolhimento para pessoas em situação de rua que não são dependentes. Temos unidades de acolhimento para as pessoas que são dependentes. Temos aluguel social, temos uma moradia assistida, temos um conjunto de ações, uma rede de proteção e muitos têm dificuldade de aceitar o acolhimento por conta do forte grau de dependência de substâncias psicoativas”, finalizou o prefeito.

A pesquisa começou a ser feita depois da assinatura da ordem de serviço para a sua execução, ocorrido em agosto de 2022. Para realizar o levantamento, foram entrevistadas 1.400 pessoas. Esta etapa do trabalho foi concluída em julho deste ano.

Com os dados do Censo, a secretário municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) poderá ter acesso ao perfil detalhado do público e definir quais políticas que poderão ser adotadas voltadas para essa parcela da população.

O último Censo desse tipo foi realizado em 2009. Na ocasião, foram registradas 2.076 pessoas morando nas ruas em Salvador.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp