Política

Direto de Brasília: Leo Prates se posiciona sobre anulação das condenações de Marcelo Odebrecht e José Dirceu

Reprodução | BNews
Deputado federal falou em entrevista exclusiva com o BNews, diretamente de Brasília  |   Bnews - Divulgação Reprodução | BNews


O deputado federal Léo Prates (PDT-BA) comentou, nesta quarta-feira (22), sobre as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou todos os atos da Operação Lava Jato contra o empresário Marcelo Odebrecht e o ex-ministro José Dirceu (PT).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em entrevista exclusiva com o BNews, diretamente da capital federal, o parlamentar baiano e ex-secretário de Saúde de Salvador afirmou que as decisões do Poder Judiciário não devem ser questionadas e que seguem o "devido processo legal".

"Eu defendo a justiça, acima de tudo. O devido processo legal. Não conheço bem os detalhes do projeto. No entanto, se o Supremo decidiu, é porque havia alguma falha no processo. Veja que também ontem o TSE decidiu pela manutenção do senador Sérgio Moro, que a gente acredita ser positivo. A democracia e o povo está acima de tudo. De um lado, você precisa acreditar na Justiça, nas instituições e nas leis. O fiscal da aplicação dessas leis é o Supremo e o TSE, então a gente entende que decisão judicial não se questiona", afirmou Prates. 

Questionado se o posicionamento teria o intuito de distensionar a relação entre Legislativo e Judiciário, o deputado afirmou: "Da minha parte, nunca houve tensão. Tenho excelente relação com o Ministério Público, com o Judiciário. Acho que, em relação à Casa, a gente não vê o avanço por enquanto das pautas que vinham sendo tratadas. A gente vê um arrefecimento, a própria do dia aqui na Câmara dos Deputados demonstra isso".

Distanciamento da presidência

Uma pesquisa da consultoria Quaest, divulgada nesta quarta, mostrou que cerca de 43% dos deputados federais avaliam negativamente a relação do governo Lula (PT) com o Congresso Nacional. Outros 22% apontam a relação como positiva. Para 33%, a articulação entre os dois Poderes é regular.

Sobre os números em desfavor do presidente, Leo Prates acompanhou o posicionamento de parte dos colegas e afirmou que existe um distanciamento de Lula (PT) com a Câmara dos Deputados.  

"Na verdade, não é concordar ou discordar. Existe um sentimento aqui na casa, por exemplo, o Presidente da República nunca esteve sentado com a bancada do PDT. A gente lamenta muito isso, gostaríamos de estar conversando mais sobre o país. As divergências políticas existem durante as eleições, mas depois estamos todos aqui para servir o país. Acho que o presidente é muito distante da Câmara dos Deputados", explicou Leo Prates. 

Sucessão na Câmara

Por fim, o deputado federal falou sobre a avaliação da gestão de Arthur Lira a frente da Câmara dos Deputados, que foi reeleito para o biênio 2023-2024. Ele avaliou a presidência como positiva e falou sobre os nomes para a sucessão, que conta com dois baianos entre os principais deputados cotados: Antônio Brito (PSD) e Elmar Nascimento (União Brasil). 

"Eu vejo uma grande gestão do presidente Arthur Lira, bastante democrática. Ele só toma decisões de pura ordem do dia com o colégio de líderes. Quer dizer, uma decisão com o sentimento médio. Isso é um reflexo do grande trabalho que ele faz. Com relação à sucessão, ainda estamos muito cedo. Eu sempre disse que o meu candidato é o candidato do Arthur Lira, mas nunca escondi de ninguém a minha preferência pelo deputado Elmar Nascimento", finalizou.

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp