Política

Direto de Brasília: Marcos Pontes anuncia planos para investimentos tecnológicos na Bahia

O senador revelou seus planos para uma futura reunião com o presidente da Comissão Nacional da Indústria - Valter Campanato / AG Brasil
O Senador expressou seu interesse em intensificar os investimentos em tecnologia no estado da Bahia  |   Bnews - Divulgação O senador revelou seus planos para uma futura reunião com o presidente da Comissão Nacional da Indústria - Valter Campanato / AG Brasil

Publicado em 04/04/2024, às 11h30   Daniela Pereira e Rebeca Silva


FacebookTwitterWhatsApp

O Senador Marcos Pontes, em entrevista ao BNEWS, expressou seu interesse em intensificar os investimentos em tecnologia no estado da Bahia. O parlamentar destacou a necessidade de desenvolver tecnologias que permitam a reutilização de materiais e a promoção da economia circular, que ele descreve como a chave para a sustentabilidade do planeta.

"Economia circular é uma vertente em que você traz a reutilização de materiais para que você possa reciclar mais vezes. O fato é que a gente vive num planeta que tem recursos limitados, é como se fosse uma espaçonave. Então a gente simplesmente não pode ficar usando qualquer tipo de recurso natural transformando em alguma coisa e depois jogar no lixo e aquilo se transforma em outro problema", disse Pontes.

O senador afirmou que a implementação de tecnologias de economia circular não apenas melhoraria a sustentabilidade, mas também criaria empregos, pois permitiria uma maior produção a partir de materiais já utilizados.

Pontes também mencionou o Senai Cimatec, em Salvador, como um local ideal para a criação de um centro nacional de tecnologia voltado para a economia circular, devido à sua natureza multidisciplinar e ao conjunto de profissionais altamente qualificados do setor.

"Eu acho o Senai Cimatec, ali em Salvador, quem não conhece vai lá visitar que é muito bacana, o centro ideal para isso, porque ele é multidisciplinar, ele tem muitas tecnologias que são desenvolvidas ali, tem espaço suficiente, tem a logística suficiente, tem profissionais do setor que são muito bons", afirmou.

O senador revelou seus planos para uma futura reunião com o presidente da Comissão Nacional da Indústria, Alban, para discutir a possibilidade de levar o projeto adiante. O projeto, segundo Pontes, beneficiaria não apenas a indústria do país como um todo, mas também o agronegócio e muitos outros setores, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.

*A Co-Editora de Política viajou para Brasília para cobertura especial

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp