Economia & Mercado

Bolsonaro e seus ministros discutem 'Solução Roma' para Auxílio Brasil

Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Possibilidade de “furo” no teto de gastos provocou na última terça aumento de valorização do dólar e queda do Ibovespa - mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na Bolsa. Consequentemente, o Palácio do Planalto cancelou a cerimônia que anunciaria o valor do Auxílio Brasil  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 20/10/2021, às 07h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da República Jair Bolsonaro se reuniu com os ministros Flávia Arruda (Secretaria de Governo), Ciro Nogueira (Casa Civil) e João Roma (Cidadania), no fim da tarde da última terça-feira (19), para discutir uma solução para o impasse envolvendo o valor do Auxílio Brasil, programa de transferência de renda substituto do Bolsa Família.

As informações são do Valor Econômico. Questionado pela reportagem, se haviam encontrado uma solução para o imbróglio, a ministra respondeu que eles haviam encontrado a “Solução Roma”. Também segundo a publicação, o encontro com Bolsonaro ocorreu após uma reunião entre Roma, Nogueira e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).

O principal foco do conflito está na ideia de romper o teto de gastos para viabilizar um valor maior para o benefício durante o ano eleitoral. A regra, que proíbe o crescimento das despesas não financeiras do governo acima da inflação, comporta um pagamento mensal de até R$ 300. Contudo, o presidente insiste no valor R$ 400.

O desejo foi externado em reunião realizada na última segunda-feira (18), com ministros no Palácio da Alvorada. Relatos de fontes a Valor Segundo narram que Bolsonaro teve o apoio de Flávia, Roma e Nogueira. O ministro da Economia, Paulo Guedes, teria assentido, mesmo que contrariado.

A possibilidade de “furo” no teto de gastos provocou na última terça aumento de valorização do dólar e queda do Ibovespa - mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na Bolsa. Consequentemente, o Palácio do Planalto cancelou  a cerimônia que anunciaria o valor do Auxílio Brasil.

Leia também 

Imbróglio no valor do Auxílio Brasil derruba sessão na Câmara e “causa crise no seio do governo”, avalia deputada

Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em janeiro

Covid-19: Salvador realiza mutirão da 1ª dose em todos os pontos de vacinação nesta quarta (20)

Reforma do Imposto de Renda perde força no Senado e pode ficar travada até mudança de mandato

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp