Política

Em premiação na AL-BA, editora do BNews faz discurso contundente: “Não é fácil ser mulher LGBT nesse país”

Reprodução / TV AL-BA
Tamirys Machado, editora do BNews, foi escolhida destaque na categoria site na cobertura da AL-BA  |   Bnews - Divulgação Reprodução / TV AL-BA

Publicado em 15/12/2021, às 08h19   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

“Não é fácil ser mulher negra e LGBT nesse país”. Com um discurso forte de afirmação do jornalismo e do papel das minorias, a editora do BNews, Tamirys Machado, fez uma fala contundente durante o recebimento do troféu Armando Lobracci Neto, para a mídia eletrônica (sites, blogs e mídias digitais) da Assembleia Legislativa da Bahia.

“Sabemos que a imprensa é o elo entre a sociedade e o poder público e nós trabalhamos justamente para fortalecer a democracia e a população. Temos essa responsabilidade”, afirmou. Ela declarou estar honrada de ser a única mulher a receber o prêmio nesta edição e o dedicou a todas as mulheres. 

Ela recebeu o prêmio pelas mãos da sua esposa e jornalista Luar Montes e também sua mãe Deusa Maria.

Tamirys também relembrou colegas de trabalho e os irmãos Guto Alves e Zé Eduardo, diretores do Grupo A4. Agradeceu pela confiança depositada em seu trabalho. Ela também é uma das âncoras do programa BNews Agora na Rádio Piatã FM.

ALBA - O evento da Assembleia foi durante a tarde. Aconteceu a cerimônia de entrega dos troféus Destaque Parlamentar e Imprensa de 2021. As votações, secretas, ocorreram no dia 1º, quando os jornalistas setoristas credenciados junto ao Comitê Edson Alves de Imprensa elegeram os deputados Adolfo Menezes (PSD), Sandro Régis (DEM), Alex da Piatã (PSD), Alan Sanches (DEM) e Capitão Alden (PSL) como os de melhor atuação no Legislativo desse ano.

Editores do BNews, Victor Pinto e Tamirys Machado

(Editores do BNews, Victor Pinto e Tamirys Machado)

Os parlamentares votaram no dia 7, através de um programa especialmente desenvolvido, pois a sessão plenária foi mista, presencial e virtual. Foram escolhidos como responsáveis pelas melhores coberturas das atividades da Assembleia o colunista de A Tarde Levi Vasconcelos, Tamirys Machado, do portal BNews, e Victor Pinto, da rádio Piatã FM. Eles receberam, respectivamente, os troféus Quintino de Carvalho, para a mídia impressa, Armando Lobracci Neto, para a mídia eletrônica (sites, blogs e mídias digitais) e Wilson Menezes, para os profissionais de rádio e televisão. 

CÂMARA - A sessão solene de entrega do Prêmio Jânio Lopo de Jornalismo 2021, nas categorias de rádio, internet, TV e jornal impresso aconteceu pela manhã. Nesta edição foram homenageados, além do editor do BNews, Victor Pinto, Andréa Silva (TV Bahia), Mário Kertész (Rádio Metrópole), Henrique Brinco (Tribuna da Bahia) e Ramon Margiolle (Site Informe Baiano).

A sessão foi aberta pelo presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (MDB), e conduzida pelo vereador Téo Senna (PSDB), autor do projeto que, em 2010, instituiu o Prêmio Jânio Lopo – nos anos 90, havia na Câmara o Prêmio Vladimir Herzog. 

“Louvável essa iniciativa do vereador Téo Senna de prestigiar a imprensa anualmente através do Prêmio Jânio Lopo. Nossa gestão é totalmente transparente e a imprensa tem um papel muito importante como mais um dos elos entre o Legislativo de Salvador e a população da capital baiana. Também é importante fazer uma deferência a Jânio Lopo, um jornalista que deixou sua marca indelével na história do jornalismo baiano”, disse Geraldo Júnior.

Téo Senna afirmou que sempre admirou o trabalho de articulista que Jânio fazia em Salvador e em todo o estado. E ressaltou: “Com esse prêmio, reconhecemos os profissionais que fazem a cobertura dos trabalhos da Câmara Municipal, ao tempo em que eternizamos de maneira simbólica a memória do grande jornalista Jânio Lopo”. O vereador explicou que primeiro é realizado um levantamento dos profissionais dos veículos de comunicação. Depois, os vereadores votam e escolhem os jornalistas que são contemplados.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp